O ministro da Saúde anunciou, esta quarta-feira, a construção de 34 centros de saúde no próximo ano, a maioria construídos de raiz e as restantes reconstruções de unidades situadas em edifícios velhos, num investimento superior a 34 milhões de euros.

Adalberto Campos Fernandes, ministro da saúde, anunciou que foram feitos 34 protocolos com autarquias para aquela que será a “maior vaga de construção de centos de saúde em 2017”.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, especificou, aos jornalistas, que a construção destes novos centros de saúde conta com verbas de fundos europeus.

Paralelamente, os protocolos com as autarquias, que muitas vezes cedem os terrenos, permitem que o processo de construção seja mais rápido e tenha mais benefícios do ponto de vista fiscal, acrescenta o ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Embora sem especificar, Fernando Araújo adiantou que a maioria destes centros de saúde serão construídos de raiz e mais de metade se situará na zona de Lisboa.

Cada protocolo como cada câmara corresponderá a um centro de saúde.

O secretário de Estado adiantou que algumas obras já começaram este ano e a maioria demorará entre 12 e 14 meses a ficar concretizada.

Fernando Araújo disse ainda que cada centro de saúde custará, em média, mais de um milhão de euros, o que significa que o orçamento global para esta obra ficará acima dos 34 milhões de euros.