A emoção era visível, mais que não fosse pela voz embargada do ator Ashton Kutcher, e começou a notar-se a certa altura do seu discurso perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado, em Washington. Como co-fundador de uma associação que se debruça no combate ao tráfico humano e escravidão e abusos sexuais a crianças – a Thorn: Digital Defenders of Children – o ator de Hollywood levou a problemática da escravidão sexual até ao Senado para pedir mais preocupação pela causa.

Kutcher não se ficou pelo discurso diplomático e levou casos duros e concretos à audiência que foi presidida por Bob Corker, Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e Senador pelo Estado do Tennessee do partido Republicano. Durante a sua intervenção, o ator de 39 anos afirmou que viu coisas que “nenhuma pessoa, nunca deveria ver”. O ator, pai de dois filhos, fruto do casamento com a também atriz Mila Kunis, referia-se a um vídeo que continha contudo de pedofilia. Aí o ator não conteve a emoção ao relembrar que aquela criança do vídeo tem a mesma idade que a sua filha mais velha.

“Eu vi o conteúdo de um vídeo onde uma criança, com a mesma idade da minha filha, a ser violada por um homem americano que não era mais do que um turista sexual no Camboja. Esta criança foi tão condicionada naquele ambiente que ela pensava que estava a num jogo”.

O momento em que Ashton Kutcher se emociona surge ao minuto 3, no vídeo que mostramos abaixo:

Thorn: uma fundação que quer ajudar através da tecnologia

A grande bandeira da fundação, da qual o ator e investidor é co-fundador, é proteger essencialmente as crianças da exposição de pornografia e pedofilia online. Kutcher defende que as novas tecnologias são fundamentais para bloquear que certos sites consigam publicar conteúdo de exploração sexual infantil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais, o ator de 39 anos levou casos concretos ao Senado de Washington de como a sua organização, desde 2012, através da tecnologia, já conseguiu detetar cerca de 6 mil vitimas e em apenas seis meses. Kutcher afirmou ainda que “a tecnologia pode ser usada para permitir a escravidão, mas também pode ser usado para anular a escravidão.”

No Twitter, Ashton Kutcher comentou depois a sua intervenção na Comissão de Relações Exteriores do Senado, onde afirmou que esta causa não era o seu trabalho mas sim um dever pela comunidade:

A fundação também fez questão de marcar o testemunho do ator: