O segundo chileno que fugiu da prisão de Caxias no fim-de-semana foi detido em Barcelona, segundo informação avançada ao Observador por fonte da Interpol de Santiago do Chile. A detenção aconteceu durante uma operação policial na terça-feira que apanhou Roberto Serrano Ulloa, em flagrante, num assalto que envolvia outros indivíduos.

Esta operação terá sido conduzida pela força policial da Catalunha, Mossos d’Esquadra. As autoridades portuguesas já foram informadas, mas a detenção de Roberto Ulloa foi feita pelo crime cometido em Espanha e não ao abrigo do mandado de captura internacional emitido por Portugal.

Ulloa foi um de três que se evadiram da prisão que fica nos arredores de Lisboa, dois chilenos e um português, todos em prisão preventiva.

O chileno de 29 anos tinha sido abordado pelas autoridades espanholas no aeroporto de Barajas em Madrid esta segunda-feira, que acabaram por o deixar ir, devido a um atraso na receção do mandado de detenção europeia e por falta de espaço no centro de detenção do aeroporto. Já o outro fugitivo, também de nacionalidade chilena, Jorge Tobar Naranjo, foi preso na capital espanhola. O português, que também nacionalidade israelita, ainda está a monte.

Segundo informação recolhida pelo Observador, Roberto Serrano Ulloa tinha antecedentes criminais, tendo sido condenado no Chile por vários crimes, como furto, posse ilegal de armas, fraude e agressão. Foi ainda deportado da Holanda e da Itália, após ter sido condenado também por crimes de roubo. A deportação da Itália aconteceu em 2015.

Pela informação disponível, estes dois chilenos fazem parte de um movimento batizado de “lanzas internacionales”, criminosos oriundos do Chile que se dedicam sobretudo ao roubo e que fazem “carreira” em vários países da Europa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR