Logo Observador
Jesus Cristo

O túmulo de Jesus foi restaurado. Veja as imagens

1.028

Ao fim de nove meses, as obras de restauração no túmulo de Jesus em Jerusalém foram terminadas. Julga-se que é na Igreja do Santo Sepulcro que Jesus Cristo foi sepultado. Veja as fotos.

AFP/Getty Images

Uma equipa de cientistas e de restauradores terminou esta segunda-feira as obras de conservação no local onde se julga estar o túmulo de Jesus Cristo na Cidade Velha de Jerusalém. Há nove meses que os especialistas estavam na Basílica do Santo Sepulcro, onde os crentes cristãos acreditam que Jesus, após ser crucificado, foi sepultado para ressuscitar três dias mais tarde. A igreja pode ser revisitada a partir da próxima quinta-feira.

De acordo com as declarações de Antonia Moropoulou, professora da Universidade Técnica Nacional de Atenas, à Reuters, foi instalada uma rede de drenagem subterrânea para águas da chuva e do esgoto e foram adicionados parafusos de titânio à sepultura. Esta intervenção esteve travada durante 200 anos por causa de disputas entre as igrejas ortodoxas gregas, arménias e católicas romanas pela propriedade da Basílica. As obras só foram aprovadas o ano passado porque as autoridades israelitas, que controlam a parte este de Jerusalém desde 1967, admitiram que o espaço não estava seguro.

Cada uma das partes interessadas na igreja contribuiu com 3,3 milhões de dólares para financiar as obras. Também o rei Abdullah da Jordânia terá feito uma doação pessoal, de acordo com o noticiado pelos órgãos de comunicação social locais.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Jesus Cristo

Sem perdão?

Laurinda Alves
2.069

Mesmo sem ter a noção disso, a minha vida espiritual adulta construiu-se a partir da imagem da mulher que os homens queriam delapidar. Não por ela ou por eles, mas pela entrada de Jesus no cenário.

Papa Francisco

A Alegria do Amor: a verdade da Caridade

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
561

O ideal matrimonial e familiar cristão é exigente. Tanto que, quando Jesus Cristo enunciou a obrigação da indissolubilidade, alguns dos seus discípulos disseram: se é assim, então mais vale não casar!

Páscoa

Afinal, quem matou Jesus de Nazaré?

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
790

Cristo não foi morto pelos judeus, mas pelos romanos, por Pôncio Pilatos e os seus soldados. Como explicar então que o primeiro Papa tenha ido viver na capital da pátria dos assassinos de Jesus?

União Europeia

Brexit, o teste ao futuro europeu

Helena Garrido

Se a saída do Reino Unido da União Europeia for um sucesso, outros cairão na tentação e o projecto não resistirá. Se for um fracasso, de tensão política e crise económica, a UE ainda se desunirá mais.