Um homem marroquino de 63 anos foi detido pelas autoridades alemãs e entregue às autoridades portuguesas, na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) por suspeitas de ser membro e apoiar o grupo terrorista Estado Islâmico.

O homem, suspeito de financiar e recrutar jovens para se juntarem ao Estado Islâmico, tinha residência em Aveiro e estava a ser vigiado pela Polícia Judiciária, altura em que fugiu do país, acabando por ser detido na Alemanha. No caso estará ainda envolvido outro cidadão marroquino, que está detido atualmente em França. Segundo o Expresso, os suspeitos serão Abdessalam Tazi, de 63 anos, e Hicham El Hanafi, de 27 anos,

O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O homem era procurado pelas autoridades portuguesas no âmbito de uma investigação do DCIAP aos crimes “de adesão e apoio a organização terrorista internacional (Daesh – ISIS) e recrutamento e financiamento ao terrorismo”.

Segundo as autoridades portuguesas, o suspeito foi entregue esta tarde à custódia das autoridades portuguesas e “será hoje submetido a primeiro interrogatório judicial”.

A operação de detenção do homem pelas autoridades alemãs foi feita em coordenação com a Polícia Judiciária portuguesa.

A Polícia Judiciária diz também que a investigação dura desde 2015 e explicar que nessa investigação foi possível recolher elementos que ligavam estes dois homens “ao terrorismo internacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR