Governo

Governo quer dar bónus a quem adiar a reforma

104

O Governo promete acabar com o limite de 92% da remuneração de referência para cálculo das pensões, valorizando o envelhecimento ativo, avança o Público.

Atualmente, o valor da pensão não pode exceder 92% do vencimento recebido

NUNO VEIGA/LUSA

O Governo quer valorizar o envelhecimento ativo da população e criar um quadro de bonificações para quem quiser continuar a trabalhar para lá da idade legal da reforma, avança o Público. Atualmente, o valor da pensão não pode exceder 92% do vencimento recebido na idade ativa, mas nestes casos, esse valor pode ser alterado.

Atualmente, mesmo que as pessoas fiquem a trabalhar após a idade legal continuam a receber o mesmo quando se reformarem, mas o ministro do Trabalho e da Segurança Social disse na quarta-feira, na apresentação do novo regime das reformas antecipadas, que “se a pessoas quiser continuar a trabalhar depois de atingir a sua idade da reforma terá uma pensão bonificada. A sua pensão vai crescer acima do valor estatuário”.

Vieira da Silva acrescentou ainda que a medida terá um “impacto muito grande nas pessoas com longas carreiras contributivas”. O objetivo é que o valor da pensão possa igualar a remuneração de referência.

O novo regime isenta de penalização os trabalhadores que tenham pelo menos 60 anos e 48 ou mais anos de descontos para a Segurança Social, mas ainda é uma proposta que vai ser discutida com os parceiros sociais que apoiam o Governo e incide apenas no setor privado. Mas os sindicatos da função pública querem a despenalização das carreiras contributivas no setor público também este ano.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site