Em Portugal há quase mais 850 mil eleitores registados do que população em idade de votar. Ao todo, e de acordo com o recenseamento eleitoral de dezembro, há 9,4 milhões de eleitores no país — o número de eleitores para as Autárquicas rondará este –, no entanto, e de acordo com Instituto Nacional de Estatística, a população maior de dezoito anos a residir em Portugal é de somente 8,5 milhões. A notícia é avançada esta segunda-feira pela TSF.

A explicação pode estar na emigração, pois muitos dos portugueses que abandonam o país continuam a manter no Cartão de Cidadão uma morada portuguesa. Ouvida pela TSF, a Comissão Nacional de Eleições adianta também que haverá alguns casos de mortos não declarados que inflacionam o recenseamento eleitoral.

A diferença entre eleitores registados e população em idade de votar é muito maior no Interior do país, chegando em alguns casos a haver concelhos com mais 50% de eleitores do que de população, entre eles Vila Pouca de Aguiar, Porto Moniz, Vila Nova de Paiva, Ribeira de Pena, Vimioso ou Boticas. O concelho onde se regista maior diferença é o de Montalegre, em Vila Real, onde esta ultrapassa os 76%.

Quanto a distritos, é precisamente o de Vila Real aquele onde a diferença média é superior: 40%. Ainda de acordo com a TSF, seguem-se Bragança (33%) e três outros distritos (Viana do Castelo, Guarda e Viseu) onde a diferença ronda os 30%.

Esta discrepância poderá ter peso no bolso do Estado, pois sobem as despesas com com vereadores e membros das juntas de freguesia, bem como com os financiamentos públicos às campanhas eleitorais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR