Cerca de mil estudantes portugueses que participavam na viagem de finalistas em Torremolinos, Málaga, no sul de Espanha, foram expulsos do hotel por alegado vandalismo praticado na madrugada deste sábado. A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pelo Observador junto de fonte da PSP.

O motivo da expulsão teve a ver com “mau comportamento” e “desacatos no hotel” que, segundo o El País, provocaram danos de “milhares de euros”. O Governo português está a acompanhar a situação e, segundo o secretário de Estado das comunidades, o hotel alega que o seguro da agência que organizou a viagem “não é suficiente” para cobrir os danos.

Os jovens já estão a ser encaminhados para Portugal, devendo chegar ainda esta noite.

Os desacatos tiveram lugar no hotel Pueblo Camino Real, Los Álamos, Torremolinos, e a viagem, apurou o Observador, foi organizada pela agência Slide In, que se dedica sobretudo à organização deste tipo de eventos de finalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal espanhol El País, citando a polícia local, aponta para o facto de os jovens portugueses (que diz serem 800) terem destruído vários espaços do hotel, incluindo azulejos, atirado colchões pelas janelas, esvaziado extintores nos corredores e até atirado um televisor para uma banheira. Os estragos, segundo aquele jornal, estão provisoriamente avaliados em “milhares de euros”.

Citado pelo jornal El País, fonte do hotel diz que foi aberta uma investigação policial e que “nunca viu nada assim”. Para esta segunda-feira está marcada uma conferência de imprensa no hotel, sendo que até la não serão dadas mais informações.

Já a TVI cita a mãe de um dos jovens expulsos do hotel. A viagem custou “entre 625 e 650 euros”, disse Mia Madeira ao canal televisivo português, mãe de um finalista de Odivelas que seguiu para Espanha no sábado anterior. De acordo com a mesma fonte, a viagem de regresso estava agendada para este domingo de manhã. Também à TVI, Mia Madeira afirmou que o mesmo grupo de Odivelas “não esteve envolvido nos desacatos”, que terão sido autoria, disse, de “um grupo do norte”.

Seguro da agência não cobre danos

O Governo português está a acompanhar a situação, segundo revelou à agência Lusa o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. “Os nossos serviços consulares já dialogaram com as autoridades [espanholas] e encontram-se a acompanhar a situação”, disse o governante, acrescentando que, de acordo com a informação de que dispõe, os estudantes “encontram-se bem”.

Segundo o secretário de Estado, a empresa que organizou a viagem “tinha seguro”, mas o hotel “entende que o seguro não é suficiente para cobrir” os danos causados.

O caso foi acompanhado por dois agentes da PSP que estavam destacados para Torremolinos. “Dois agentes do comando de Lisboa da PSP estão a acompanhar as autoridades espanholas”, disse ao Observador a subcomissária da PSP Helga Fiúza, referindo-se aos dois agentes já habitualmente são destacados para aquela zona no âmbito de um protocolo de comissarias europeias como reforço da época festiva das férias da Páscoa.

Notando que a polícia portuguesa “não tem autoridade em solo espanhol”, a subcomissária acrescenta ainda que os dois agentes da PSP não regressaram a Portugal com o grupo.

Metade deste grupo de cerca de mil jovens terá sido expulso do hotel na sexta-feira e já foi encaminhado para Portugal de autocarro, sendo que os restantes tiveram ordem de saída este sábado e deverão regressar ao país ainda hoje. Contactadas pelo Observador, fontes da direção nacional da PSP não avançaram detalhes sobre a origem dos estudantes nem o nome do hotel onde os desacatos tiveram lugar. Citada pelo Jornal de Notícias, fonte da direção nacional da PSP adiantou apenas que “o comportamento [dos estudantes expulsos] extrapolou o aceitável”.

Milhares de estudantes do ensino secundário portugueses estão em várias localidades do sul, de Espanha em viagens de finalistas. Benalmádena, Marina D’Or e Punta da Umbria são alguns dos destinos escolhidos. A este tipo de grupos de turistas, é comum os hotéis pedirem o pagamento de uma caução para eventuais danos materiais que possam ocorrer durante a estadia.