O liberal Moon Jae-in foi eleito presidente da Coreia do Sul, segundo os resultados divulgados esta quarta-feira, um dia depois da votação para escolher o substituto de Park Geun-hye, que aguarda, na prisão, o julgamento por acusações de corrupção.

A comissão de eleições sul-coreana terminou a contagem dos votos na manhã de quarta-feira (hora local) e anunciou que Moon recolheu 41% dos votos, enquanto o adversário conservador Hong Joon-pyo somou 24%.

Moon tem criticado a atuação dos anteriores governos conservadores em relação à Coreia do Norte, uma vez que foram ineficazes na prevenção do desenvolvimento de armamento nuclear dos seus vizinhos. Moon é o primeiro liberal a chegar ao poder desde há dez anos.

Eleições presidenciais na Coreia do Sul. Quem são os candidatos e o que esperam os sul-coreanos?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A presidência dos Estados Unidos já felicitou Moon e desejou uma “pacífica e democrática transição do poder”, além de manifestar a vontade de manter a colaboração entre os dois países.

O novo presidente afirmou estar disponível para visitar a Coreia do Norte caso estejam reunidas as condições para tal, pouco depois de ter prestado juramento no cargo.

“Estou disponível para ir a qualquer lado, pela paz na península coreana: se necessário irei imediatamente a Washington [e] a Pequim e a Tóquio. Se as condições estiverem reunidas irei a Pyongyang”, afirmou.