Renault

Dentro de dois anos, um ZOE custará tanto quanto um Clio

260

Os responsáveis dos veículos eléctricos da marca francesa não têm dúvidas. Dentro de dois a três anos, um ZOE custará tanto como um Clio a gasolina, graças à evolução das baterias.

Autor
  • Alfredo Lavrador

Conhece Gilles Normand? É o responsável pela divisão de veículos eléctricos da Renault e um fiel defensor dos automóveis movidos a electricidade. Segundo ele, em declarações à publicação britânica Auto Express, “as evoluções dos próximos anos, levadas a cabo pelos fabricantes e pelos seus fornecedores, vão diminuir consideravelmente os custos dos veículos com emissões zero”.

Normand recorda que “as vendas de modelos eléctricos da Renault aumentaram 90% de 2016 para 2017, graças à introdução de baterias com maior capacidade”, admitindo que se “todos os fabricantes apostarem seriamente neste tipo de motorização amiga do ambiente, os preços dos eléctricos vão aproximar-se dos dos veículos a gasolina de dimensões similares”. Isto é tanto mais viável quanto a quantidade de carros alimentados por baterias aumentar, o que fará necessariamente reduzir o preço unitário.

Falando durante a Car of the Future Summit, em Londres, Gilles Normand lembrou que “tudo está a avançar muito mais depressa do que todos os construtores esperavam”. E, para destacar ainda mais essa ideia, acrescentou: “Não pensávamos ser possível montar no ZOE baterias com o dobro da capacidade antes de 2018, mas a verdade é que o conseguimos fazer em 2016.”

Outro aspecto que o responsável da Renault achou por bem chamar a atenção prende-se com o facto de, “à medida que a produção dos carros eléctricos aumente, a dos veículos a gasolina e diesel vai baixar, tornando-os mais caros”, facilitando a aproximação entre os valores de ambos.

Mas aquilo em que Norman diz verdadeiramente acreditar é que o “enorme investimento que todos estão a realizar em novas e revolucionárias tecnologias vai ter consequências práticas muito em breve”. O que, certamente, não deixará de ajudar no incremento das vendas.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site