João Semedo desistiu da candidatura à câmara do Porto, para as eleições autárquicas de outubro. O candidato do Bloco de Esquerda alega razões de saúde para justificar a saída da corrida eleitoral.

Em conferência de imprensa, o bloquista afirmou “que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista” tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é “inadiável” e “incompatível” com a atividade que desenvolveu nos últimos três meses.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou que João Teixeira Lopes é agora o candidato do bloco à liderança da Câmara do Porto.

Catarina Martins salientou, contudo, que o Bloco continua a contar com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas marcadas para 01 de outubro, “com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política”, bem como com “a sua presença na medida do esforço que pode fazer”, passando a ser o cabeça de lista do partido à Assembleia Municipal do Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, Semedo e João Teixeira Lopes trocam de lugar, passando o primeiro a cabeça de lista do BE à Assembleia Municipal do Porto e o segundo a candidato à liderança da autarquia.

João Semedo acrescentou que, perante a necessidade imediata de tratamento, necessita “de interromper agora” a sua candidatura e que dá “hoje por concluída essa candidatura e essa atividade”.

Mas “esta candidatura ‘Porto: agora as pessoas’ vai continuar, mantendo os seus objetivos, a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta, a sua alternativa para o Porto e mantendo também a sua ambição principal, que é a de garantir a presença do BE pela primeira vez na Câmara Municipal do Porto”, sublinhou João Semedo.

“Essa é a boa notícia que vos trago hoje, é que a campanha vai continuar com mais força, projetando-se mais, alargando-se mais e, chegando ao dia 1 de outubro, cumprindo esse objetivo”, concluiu.

A coordenadora do Bloco enalteceu “a generosidade e determinação” de João Semedo, afirmando que pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade”.

“Vamos continuar esse percurso”, garantiu, adiantando que também o João Teixeira Lopes demonstrou a sua “grandeza, assumindo ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projeto”.

João Semedo e Teixeira Lopes “fazem parte de uma equipa do Bloco no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas”, disse Catarina Martins.

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda do Porto aprovou o nome de João Teixeira Lopes como substituto à corrida, voltando a ser o candidato do Bloco, depois de já ter concorrido à Câmara do Porto em 2001, 2005 e 2009. Em 2009, João Semedo era o candidato à Câmara de Gaia.

Na página do Bloco de Esquerda, pode ler-se que o candidato renuncia, mas “continuará a ser fundamental na elaboração do programa e nas traves mestras da candidatura, assumindo um lugar de destaque na futura Assembleia Municipal do Porto.”

João Teixeira Lopes foi deputado à Assembleia da República entre 2002 e 2006. Nas eleições autárquicas de 2009, a coligação PSD/CDS deu a vitória a Rui Rio. João Teixeira Lopes conseguiu 4,98%, ficando atrás do PS (34,7%) e do PCP (9,8%).

Diretor de Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, João Teixeira Lopes tem 47 anos e uma carreira dedicada à Sociologia, área em que se licenciou em 1992. É presidente da Associação Portuguesa de Sociologia e foi diretor da Revista Sociologia entre 2009 e fevereiro de 2013.

Tem 23 livros publicados, sozinho ou em coautoria. Em abril deste ano lançou, em conjunto Francisco Louçã e Lígia Ferro, o livro As Classes Populares, sobre os “mecanismos que perpetuam a desigualdade em Portugal”, traçando o retrato de como é viver no país desde a crise de 2008.

João Semedo: “Nunca desejei morrer, mas sempre achei que a morte me apanharia feliz”

PS lamenta desistência de João Semedo. Corrida eleitoral “fica mais pobre”

O PS Porto e o candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, já reagiram ao anúncio de João Semedo. Numa nota enviada às redações, os socialistas lembram e elogiam o percurso político do bloquista e lamentam a saída do antigo coordenador do Bloco da corrida eleitoral.

“João Semedo é um médico prestigiado e um político com um longo percurso de luta em defesa da liberdade e das causas da cidadania. Para além de todas as diferenças de opinião a sua coerência e afabilidade tornaram João Semedo um cidadão e um político respeitado em todos os quadrantes da vida da cidade e do país. Com a sua retirada o processo eleitoral autárquico no Porto fica inexoravelmente mais pobre”, escrevem os socialistas.

A nota termina com a expressão de solidariedade dos socialistas para com João Semedo. “O PS e a candidatura de Manuel Pizarro enviam a João Semedo um forte abraço de solidariedade. Estamos certos de que o seu combate contra a doença que agora o atinge será feito com a mesma coragem, determinação e sucesso, com que lutou toda a vida em defesa dos seus ideais.”