As administrações públicas tinham, no final de maio, 1.007 milhões de euros em dívidas por pagar há mais de 90 dias, menos 71 milhões que no período homólogo, mas mais 20 milhões do que em abril deste ano.

Na síntese da execução orçamental até maio publicada esta segunda-feira, a Direção-Geral do Orçamento (DGO) refere que esta subida em relação a abril deve-se essencialmente ao aumento de 37 milhões de euros registado só em maio nas dívidas por pagar há mais de 90 dias nos Hospitais EPE.

Olhando para todo o passivo não financeiro das administrações públicas (ou seja, toda a despesa efetuada e não paga e onde se incluem as dívidas por pagar há mais de 90 dias), verifica-se que, no final de maio, totalizava os 2.121 milhões de euros.

Este resultado representa menos 392 milhões de euros do que o montante registado no período homólogo e é justificado pelo DGO com a “diminuição registada em todos os subsetores, com destaque para a Administração Regional (-230 milhões de euros) e Administração Local (-143 milhões de euros)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR