A confusão está instalada no mundo da aviação desde esta quinta-feira de manhã, altura em que se registou uma falha no software de check-in de várias companhias aéreas.
O programa Amadeus Altea, que é utilizado por cerca de 125 companhias de aviação de todo o mundo, é o responsável por esta falha global que se fez sentir em aeroportos como o de Londres (Heatrow e Gatwick), Paris (Charles de Gaulle), Singapura (Changui), Joanesburgo, Zurique, Melbourne ou Washington DC (Reagan Airport).
Segundo o Telegraph, as falhas começaram a sentir-se por voltas das 10h30 desta manhã, altura em que muitos passageiros começaram a ter dificuldade em efetuar o seu check-in (tanto o online como o feito em pessoa).
O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, também foi afetado por esta quebra que, segundo um responsável inglês de Gatwick, “foi apenas uma pequeno percalço informático” que em 20 minutos foi ultrapassado. Em declarações prestadas ao Diário de Notícias, a ANA afirma que os problemas verificados na capital foram em tudo semelhantes aos verificados no estrangeiro, também sendo resolvidos em pouco tempo.
Apesar das autoridades responsáveis assegurarem a resolução do episódio, muitos passageiros têm continuado a usar as redes sociais para dizer que ainda existem filas e atrasos consideráveis.
Anyone flying @SouthwestAir from @BWI_Airport this morning, GET HERE EARLY. All kiosks down. pic.twitter.com/4WhfPh7H2s
— Melinda Beatty (mastodon.social/poorrobin) (@PoorRobin) September 28, 2017
Apparently @qatarairways system is down at @Melair . Hopefully not much delay pic.twitter.com/6apnLWt0Mk
— Osama Nasir (@osamanasir) September 28, 2017