A Comissão Europeia apelou esta sexta-feira ao Parlamento Europeu e ao Conselho da UE para que adotem uma proposta apresentada para atualizar a gestão do espaço aéreo e que pode impedir a entrada de drones em zonas como aeroportos.

A proposta, avançada em dezembro de 2015 pela Comissão Europeia, prevê a criação de um programa de investigação sobre a gestão do tráfico aéreo no céu único europeu (conhecido como Sesar).

O papel do programa Sesar é desenvolver a próxima geração do sistema europeu de gestão do tráfico aéreo e Bruxelas disponibiliza imediatamente meio milhão de euros para financiar a demonstração de serviços de delimitação geográfica para drones.

A delimitação geográfica (geofencing, em inglês) cria uma área geográfica virtual, através de tecnologia como o GPS, que emite uma resposta quando um dispositivo como o drone entra ou sai dela. Esta tecnologia pode impedir automaticamente que os drones invadam zonas sujeitas a restrições aéreas, como as vizinhanças de aeroportos.

Segundo dados de Bruxelas, mais de 1200 ocorrências, incluindo quase colisões entre drones e aviões, foram reportadas na Europa em 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR