A Câmara Municipal de Madrid – o Ayuntamiento, em espanhol – ativou às 23h40 desta quinta-feira o protocolo contra a contaminação e a partir das seis da manhã desta sexta-feira nenhum carro pode circular a mais de 70 km/h na M-30, uma das principais artérias de acesso à cidade.

As medidas dizem respeito ao chamado Cenário 1 do protocolo anti-contaminação. A decisão foi tomada depois de Madrid ter ultrapassado os limites de dióxido de nitrogénio, de acordo com a Agência Estatal de Meteorologia. As novas regras estão a passar nos ecrãs luminosos da auto-estrada e estão em destaque no site da Câmara Municipal.

As autoridades estão a recomendar que as pessoas deixem o carro em casa e optem pelos transportes públicos. Além disso, foi indicado a todos os madrilenos com problemas respiratórios que não façam exercício físico ao ar livre.

A Câmara Municipal de Madrid vai anunciar esta sexta-feira às 12h30 as medidas para pôr em prática este sábado, caso o protocolo não seja desativado. Se a contaminação persistir, entra em prática o Cenário 2, que inclui a proibição de estacionamento em todas as zonas de estacionamento restrito (espaços com parquímetro).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR