Olá

Olá, aqui vão erros.

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Química

Tribunal Contas Europeu

UE deverá falhar metas de hidrogénio renovável

A União Europeia não deverá cumprir os objetivos que fixou para a produção e importação de hidrogénio renovável e deve agora decidir sobre o caminho estratégico.
Dióxido de Carbono

Descarbonizar Portugal: uma responsabilidade de to

Descarbonizar Portugal e a economia nacional tem diferentes dimensões: a energética, focada na transição; a das emissões de GEE, com destaque para os setores com maiores emissões; e a fiscalidade.
Angola

Eni distribui 500 mil fogareiros eficientes

A Eni vai distribuir 500 mil fogareiros eficientes em termos energéticos em sete províncias, o projeto já envolveu 50 mil pessoas, e pretende alcançar mais de dois milhões de pessoas até 2030.
China

China pondera taxas sobre toluidina da UE

Como resposta às taxas sobre os veículos elétricos chineses, Pequim abriu uma investigação à carne de porco importada da União Europeia e anunciou ainda uma investigação aos produtos lácteos europeus.
Alterações Climáticas

A falta de credibilidade dos mercados ambientais

É necessária uma mudança de paradigma, por exemplo: a substituição do conceito de adicionalidade pelo de custódia, que valoriza a proteção e manutenção do estoque de biodiversidade e ativos ambientais
ASAE

ASAE apreende 2.500 litros de produtos corrosivos

A indústria química localizava-se numa zona de "grande afluxo populacional" e fabricava misturas para tratamento de superfícies metálicas a partir de substâncias corrosivas, inflamáveis e tóxicas.
Guerra na Ucrânia

Guerra lançou mais 175 milhões de toneladas de CO2

"Milhares de milhões de litros de combustível utilizados pelos veículos" e cerca de "um milhão de hectares de terrenos e florestas incendiados" são apontadas como produtores dessa carga de gases.
Dióxido de Carbono

Tecnologias de captura de dióxido de carbono

Para atingir a neutralidade carbónica, precisamos de planos que combinem o desenvolvimento de novas tecnologias de captura de GEE com medidas de mitigação eficazes.
União Europeia

UE: Pesticidas banidos continuam a ser exportados

A União Europeia (UE) é a primeira região exportadora mundial de pesticidas, mesmo depois da Comissão Europeia ter prometido proibir a produção desses produtos químicos para exportação em 2020.
Dióxido de Carbono

Os riscos ocultos na Lei do Mercado Voluntário do 

O Decreto-Lei n.º 4/2024 de 5 de janeiro deixa abertura para manipulações que exigem solução urgente.
Energia Nuclear

Reunião entre países para reduzir emissões de CO2

A Cimeira sobre Energia Nuclear juntou vários países a seu favor após vários anos de tabu. Em 2021, começou a ganhar força novamente como forma de libertar a UE da dependência do gás russo.
Empresas

Química Bondalti lança OPA sobre espanhola Ercros

A empresa química portuguesa Bondalti lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 100% das ações da espanhola Ercros, num valor total que ronda os 329 milhões de euros.
Ambiente

Emissões ligadas à energia atingem novo recorde

As emissões energéticas de 90% do dióxido de carbono (CO2) emitido pelo homem, aumentaram 410 milhões de toneladas para 37,4 mil milhões de toneladas no ano passado.
União Europeia

UE: só carros elétricos permitem atingir metas

Relatório do TCE recomenda a substituição das metas atuais baseadas na redução média do dióxido de carbono pela fixação de uma percentagem mínima de automóveis 0 emissões.
União Europeia

Portugal: 690 milhões para repor materiais médicos

Portugal é um dos países que vai receber 690 milhões de euros para repor stocks de materiais médicos, biológicos, químicos, radionucleares.
Ambiente

Oceanos podem armazenar 20% mais carbono

Os oceanos podem estar a armazenar mais carbono. A capacidade de armazenamento é de 15 gigatoneladas por ano, um aumento de 20%, comparativamente a estudos que indicavam 11 gigatoneladas anuais.
Ambiente

ONU alerta para corte de emissões de GEE até 2030

O relatório divulgado pelo PNUMA concluiu que na atual trajetória, as temperaturas serão 3°C mais altas no fim do século se não forem diminuidas as emissões de GEE, que subiram 2,1% entre 2021 e 2022.
Fact Check

Coca-Cola com limão cria componente cancerígeno?

A Coca-Cola não contém benzeno na composição atual. Assim, não se coloca o cenário onde o componente tenha uma reação química com o limão e dê origem a qualquer substância cancerígena.
Química

Prémio Nobel da Química para 'pontos quânticos'

O Nobel da Química 2023 foi anunciado esta quarta-feira pela Academia Real das Ciências Sueca, em Estocolmo, a uma descoberta fundamental para a nanotecnologia. Um dos cientistas laureado é russo.
Brasil

Emissões CO2 na Amazónia dispararam com Bolsonaro

Usando amostras recolhidas durante sobrevoos na floresta, mostraram que as emissões na Amazónia caíram de uma média de 240 milhões de toneladas de 2010 a 2018 para 440 milhões em 2019.
Fact Check

Uso de cobre protege a saúde humana?

Não há evidências que comprovem que o uso de cobre proteja a saúde humana. Especialistas alertam que, apesar dos benefícios que tem, este mineral em excesso pode ter efeitos negativos no organismo.
Donald Trump

Carta envenenada para Trump dá 22 anos de prisão

Pascale Ferrier já se tinha declarado culpada no início do ano. Em tribunal, não terá mostrado sinais de remorsos: o "único arrependimento" que tem é não ter conseguido travar a recandidatura de Trump
Fact Check

Vacinas da Hepatite B têm grafeno?

Publicação viral alega que vacinas contra a Hepatite B contêm óxido de Grafeno. É falso.
Companhias Aéreas

Transportadoras têm de investir 1,95 biliões

A propulsão totalmente elétrica "pode não ser suficiente" para alcançar a neutralidade de emissões, ao mesmo tempo que se mantém a procura por viagens aéreas, revela um estudo da Bain & Company.
Resposta Pronta

Europa 'neutra' em 2045? "Perfeitamente possível"

Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero explica os próximos objetivos para que "desde já este seja o caminho possível de traçar" e aponta "2050 como o ano com 100% de energia renovável".
Empresas

"Setor automóvel é decisivo na neutralidade"

António Costa lembrou que "70%, das emissões de carbono" resultam da mobilidade e disse que o "setor da indústria automóvel é da maior importância e é decisivo" para a neutralidade carbónica em 2050.
Ambiente

Descarbonização. Modelo do governo criticado

A forma como o Governo encara as metas europeias de descarbonização é motivo de preocupação para o movimento Juntos Pelo Cercal do Alentejo, que alerta para a destruição de vastas áreas de Portugal.
Poluição

UE proíbe carros de combustão a partir de 2035

A União Europeia decidiu proibir a venda de novos carros a combustão a partir de 2035 de forma a reduzir as emissões de CO2. Entre 2030 e 2034, essas emissões devem estar reduzidas em 55% face a 2021.
Poluição

Químicos. Gabinete europeu alerta para atrasos

Gabinete do Ambiente admite atraso na reforma de legislação sobre produtos químicos. Advertiu também que a demora pode colocar em risco a saúde humana, o ambiente e a competitividade da indústria.
Irão

Irão. 13 mil estudantes envenenadas

Governo iraniano condenou onda de envenenamentos — que já resultou em pelo menos uma centena de detenções —, congratulando-se, no entanto, por "não haver mortes entre as estudantes".
Alterações Climáticas

Emissões de CO2 inferiores ao esperado em 2022

As emissões de dióxido de carbono aumentaram em 2022, mas a um ritmo menos acelerado do que o esperado. Cerca de 550 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas por novas infraestruturas energéticas.
Fact Check

Moscóvio substituído na Tabela Periódica?

Publicações afirmam que um elemento químico, o moscóvio, foi rebatizado por "ucraniónio" para retirar referências à Rússia da Tabela Periódica. Editora já esclareceu que é falso.
Ambiente

Ministro quer neutralidade carbónica em 2045

Ministro quer antecipar prazo europeu neutralidade carbónica em cinco anos. Duarte Cordeiro refere que Portugal tem "exercido um papel de liderança nos compromissos internacionais na ação climática".
Resposta Pronta

"Expectativas da ZERO já não eram positivas"

A ZERO lamenta a falta de ambição das instituições europeias nas negociações sobre o mercado de carbono. Carolina Silva explica que as industrias poluidoras continuam a receber licenças para poluir.
Contra-Corrente

Será que finalmente já dominamos a energia do Sol?

A energia nuclear assusta muita gente mas pode haver um nuclear limpo, sem resíduos, sem emissões de CO2: a energia de fusão, aquela que alimenta o nosso Sol. Esta semana deu-se um passo nessa direção
Prémio Nobel

Nobel. Um “clique” para criar medicamentos

Simplificar a química, torná-la mais útil e conseguir usar processos em organismos vivos, motivaram o trabalho dos 3 laureados com o Nobel da Química. E ainda há muitos usos por descobrir.
Resposta Pronta

Nobel. Química de “clique” simplificou o trabalho

Para a investigadora portuguesa, não havia dúvidas de que a simplificação trazida por este método seria alvo de prémio Nobel da Química mais cedo ou mais tarde.
Noticiário

11h. Conhecidos os vencedores do Nobel da Química

O prémio foi atribuído a Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless. Ainda neste jornal, o secretário-geral da Fretilin quer que Portugal suspenda a atribuição de vistos a timorenses.
Prémio Nobel

Nobel da Química para a criação de moléculas

A química de "clique" (encaixe) está na base da atribuição do Nobel da Química 2022. Carolyn Bertozzi foi a 8.ª mulher a receber este prémio e Barry Sharpless o segundo a receber 2 Nobel da Química.
Veneno

Beja. Suspeita de gansos mortos por evenenamento

Dos 12 gansos existentes no Parque da Cidad de Beja, foram encontrados "quatro mortos", enquanto "dois outros estão em estado muito grave e um está em estado grave".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada