Catalunha

Puigdemont publica no Instagram fotos do interior da sede do governo

Carles Puigdemont, destituído do cargo de presidente da autonomia espanhola da Catalunha, publicou no Instagram uma fotografia no interior da sede do governo, em Barcelona, com a mensagem "Bom dia".

Carles Puigdemont, destituído do cargo de presidente da autonomia espanhola da Catalunha, publicou esta segunda-feira na rede social Instagram uma fotografia no interior da sede do governo, em Barcelona, com a mensagem: “Bom dia”.

O texto que acompanha a fotografia não especifica se a fotografia foi feita esta segunda-feira ou se foi captada anteriormente.

Bon dia ????

A post shared by Carles Puigdemont (@carlespuigdemont) on

Frente ao Palau de la Generalitat, sede do Executivo regional, concentram-se desde muito cedo jornalistas e repórteres de imagem para testemunharem se Puigdemont – que não reconheceu a destituição do cargo na sequência da aplicação do artigo 155 da Constituição – vai ou não tentar entrar no edifício.

O parlamento regional da Catalunha aprovou na sexta-feira a independência da região, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a assembleia regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupavam.

Ao mesmo tempo, em Madrid, o Senado espanhol deu autorização ao Governo para aplicar o artigo 155º. da Constituição para restituir a legalidade na região autónoma.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou ao fim do dia a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

Em resposta, o presidente do governo regional destituído, Carles Puigdemont, disse não aceitar o seu afastamento e pediu aos catalães para fazerem uma “oposição democrática”, numa declaração oficial gravada previamente e transmitida em direto pelas televisões.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Função Pública

Os bons alunos

Maria João Avillez
253

A plateia do país percebeu muito bem que não fora o insignificante resultado eleitoral do PC e Jerónimo não cuidaria hoje com tanto afã e tamanho zelo da função pública.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site