A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, com a colaboração da Marinha e da Força Aérea portuguesas, intercetou, em pleno Oceano Atlântico, um porta-contentores que estava a ser utilizado no transporte de mais de uma tonelada de cocaína.

A apreensão foi o culminar de uma operação de combate ao tráfico ilícito de estupefacientes por via marítima, diz a Polícia Judiciária.

Segundo comunicado da PJ, “a bordo da embarcação intercetada, que foi conduzida a território nacional e posteriormente apreendida, seguiam 17 homens de nacionalidades estrangeiras”. Os suspeitos foram detidos e — “de acordo com os elementos probatórios coligidos pela investigação, integrarão uma organização criminosa de dimensão transnacional implantada em diversos países de diferentes continentes”, diz a PJ.

Cerca de 1.130 quilogramas de cocaína estavam na embarcação. Vinham da América Latina e a intenção seria levar a droga para o continente europeu, para ser distribuída por vários países. Os suspeitos têm entre 24 e 63 anos e já foram sujeitos a um primeiro interrogatório.

Esta operação resulta de uma investigação iniciada recentemente pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária na sequência de troca de informações no quadro do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics(MAOC-N), com sede em Lisboa.

A embarcação está no Cais Avançado de Alcântara, do Porto de Lisboa, junto ao Edifício da Gare Marítima de Alcântara. A investigação prossegue a cargo da Polícia Judiciária em cooperação com as autoridades de outros países, designadamente de França e do Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR