O programa dos f.ounders — eventos paralelos à Web Summit exclusivos para presidentes de empresas — incluía desde o início a localização do jantar de sexta-feira: o Panteão Nacional, avança o Eco. O jantar estava na agenda do evento e segundo a mesma publicação terá sido enviado a membros do governo e entregue em mão em conferências onde estavam governantes.

O programa incluía um cocktail no Palácio das Necessidades e um jantar no Palácio da Ajuda na quinta-feira, nos quais esteve presente o primeiro-ministro António Costa. Ao Eco, os participantes do jantar no Palácio das Necessidades confirmaram que tinha sido entregue uma agenda em papel a quem estava presente. Entre os convidados estavam nomes como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, “além de uma dúzia de secretários de Estado” e o primeiro-ministro que chegou depois.

Na sequência das notícias que têm saído sobre o jantar de f.ounders, a diretora do Panteão, Isabel Melo disse ao Público que a autorização para o jantar foi dada por “quem tem que autorizar”, ou seja, a Direção Geral do Património Cultural e afastou a possibilidade de se demitir. “Há um regulamento feito por quem de direito e nós cumprimos esse regulamento.”

Diretora do Panteão fala sobre jantar: “Aqui não há corpos”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, Paddy Cosgrave, cofundador e responsável pelo evento, pediu desculpa aos portugueses numa mensagem que publicou no Twitter, justificando que os irlandeses tinham uma cultura diferente dos portugueses e que celebravam a morte.

Paddy Cosgrave pede desculpa pelo jantar no Panteão