As tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 01 de janeiro, confirmou esta sexta-feira o regulador do setor energético.

Os preços da eletricidade não desciam desde 2000, ano em que registaram uma redução de 0,6%, depois de no ano anterior terem recuado 4,7%.

A redução de 0,2% representa uma diminuição de nove cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros, de acordo com as contas divulgadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A variação tarifária aplica-se às tarifas reguladas, mas acaba por ter efeito na generalidade das ofertas no mercado que propõem um desconto face à tarifa.

Para além das tarifas transitórias para clientes finais, a ERSE validou igualmente o desconto de 33,8% da tarifa social, que é definido pelo Governo, e fixou descidas de 4,4% nas tarifas de acesso à rede e de 11,6% nas tarifas do uso das redes, que são pagas ela generalidade dos consumidores. Já a tarifa de uso geral do sistema sobe 0,7%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR