Eletricidade

Preço da luz desce 0,2% em mercado regulado a partir de 1 de janeiro

114

As tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 01 de janeiro, confirmou o regulador do setor energético.

Antonio Cotrim/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

As tarifas de eletricidade no mercado regulado descem 0,2% para os consumidores domésticos a partir de 01 de janeiro, confirmou esta sexta-feira o regulador do setor energético.

Os preços da eletricidade não desciam desde 2000, ano em que registaram uma redução de 0,6%, depois de no ano anterior terem recuado 4,7%.

A redução de 0,2% representa uma diminuição de nove cêntimos para uma fatura mensal de 45,7 euros, de acordo com as contas divulgadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). A variação tarifária aplica-se às tarifas reguladas, mas acaba por ter efeito na generalidade das ofertas no mercado que propõem um desconto face à tarifa.

Para além das tarifas transitórias para clientes finais, a ERSE validou igualmente o desconto de 33,8% da tarifa social, que é definido pelo Governo, e fixou descidas de 4,4% nas tarifas de acesso à rede e de 11,6% nas tarifas do uso das redes, que são pagas ela generalidade dos consumidores. Já a tarifa de uso geral do sistema sobe 0,7%.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Família

O IRS e os filhos

Ana Cid Gonçalves

Será que um casal com um salário líquido de 1.147 euros e uma família de cinco pessoas deve pagar mais impostos do que um casal que recebe líquidos 902 euros e não tem nenhum filho a seu cargo?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site