Três membros da família do ex-deputado do PSD e ex-quadro do BES, Miguel Frasquilho, terão recebido seis transferências de uma conta na Suíça da Espírito Santo Enterprises, uma offshore que faz parte do chamado ‘saco azul’ do BES, num total de 54 mil euros, avança o semanário Expresso. Miguel Frasquilho confirma os pagamentos, mas diz que os rendimentos eram seus e que não sabe de onde foram feitos os pagamentos.

O Expresso avança que a Espírito Santo Enterprises, que tem sede nas ilhas virgens e que está sob a mira das autoridades portuguesas, terá feito estes pagamentos diretamente ao pai, à mãe e ao irmão do atual chairman da TAP, numa altura em que Miguel Frasquilho trabalhava para uma empresa do grupo BES.

O ex-deputado do PSD diz crer que os rendimentos estão registados na sua declaração de rendimentos, que terão sido preenchidos pela sua entidade patronal, com o Expresso a lembrar que esta entidade não tem qualquer relação formal com o grupo BES.

Miguel Frasquilho terá enviado ao jornal uma certidão da Autoridade Tributária que certica que não tem dívidas ao fisco, que nunca ouviu falar da Espírito Santo Enterprises, a entidade que fez estas transferências até à comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

O ex-deputado diz que os pagamentos foram feitos diretamente aos seus familiares porque Miguel Frasquilho assim o pediu, justificando esse pedido com o facto de ter “para saldar com os meus familiares diretos referidos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR