Depois dos todo-o-terreno e SUV, o fabricante britânico Land Rover prepara uma nova família de veículos, com formas de automóvel e propulsão eléctrica, mais direccionados para as prestações e para o prazer de condução. Denominada Road Rover e elegendo como “alvos a abater” os topo de gama da Audi, BMW e Mercedes, as novas propostas desta gama deverão começar a chegar ao mercado ainda antes do final de 2020.

O primeiro produto da nova Road Rover deverá ser um modelo premium, 100% eléctrico, com comercialização destinada, principalmente, aos mercados dos EUA, mais especificamente da Califórnia, e da China.

O automóvel da Land Rover é encarado, pelo próprio fabricante, como um potencial rival directo dos construtores germânicos, tradicionais líderes deste segmento, mas assume igualmente dimensões similares ao Jaguar XJ – fabricante que integra o mesmo grupo da Land Rover e que com ela deverá partilhar a plataforma e soluções mecânicas, dos motores eléctricos às baterias.

Embora o objectivo da Land Rover seja dotar este novo modelo com alguma capacidade para circular fora-de-estrada (em estradas de terra, por exemplo), na base do projecto está a intenção de que o primeiro Road Rover seja um exemplo em termos de performance e dinâmica quando a rodar em estradas alcatroadas. Aproveitando também as potencialidades oferecidas pelos motores eléctricos.

Com o avançar dos anos, é expectável que a oferta Road Rover venha a crescer, com propostas invariavelmente mais vocacionadas para o alcatrão e até mais acessíveis, embora sempre a respeitar as linhas “sólidas” que caracterizam o fabricante. Recuperando, assim, o conceito que a marca foi buscar ao seu passado – mais concretamente, à década de 50 do século passado, quando foi dado a conhecer o Road Rover original, modelo que procurava fazer a ponte entre a Rover Cars e o Land Rover original. Este mesmo protótipo foi recuperado na década seguinte, na forma de um modelo de três portas, acabando então por dar origem ao Range Rover original.

Tudo indica que a intenção dos responsáveis da marca britânica passa por revelar ao público o primeiro dos Road Rover no Salão Automóvel de Los Angeles de 2019, com as vendas a terem início pouco depois, com preços a partir dos 102 mil euros, para as versões mais sofisticadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR