Explicador

Almaraz. A central nuclear é mesmo uma bomba-relógio?

Janeiro 201712 Janeiro 2017244
Marta Leite Ferreira

Onde fica, o que produz e para que serve a Central Nuclear de Almaraz?

Pergunta 1 de 9

É uma central nuclear em Almaraz (Cáceres, Espanha), a 100 quilómetros de Portugal, onde se produz eletricidade proveniente da energia libertada pelos processos de fissão nuclear (quando o núcleo de um átomo instável se quebra em dois átomos estáveis).

Captura de ecrã 2017-01-12, às 19.21.14

A Central Nuclear de Almaraz, a 100 km da fronteira portuguesa, está assinalada a vermelho neste mapa do Google Maps.

Começou a ser construída em 1972 e tem dois reatores: um deles entrou em funcionamento a 1 de maio de 1981 e o segundo começou a funcionar dois anos mais tarde, a 8 de outubro de 1983. É gerida por três empresas: a Iberdrola (53 %), a Endesa (36 %) e a Unión Fenosa (11 %).

É a primeira central nuclear de segunda geração em Espanha, mas a quarta infraestrutura de energia nuclear no país. As outras três são José Cabrera (Zorita), Santa María de Garoña (Burgos) e Vandellos I (Tarragona). No entanto, só a Central Nuclear de Almaraz era responsável, em 2010, por 7,6% da energia elétrica produzida em Espanha e representava 25% de toda a energia nuclear criada no país.

O prazo de validade da Central Nuclear de Almaraz estava apontado para 2010, mas o seu funcionamento foi alargado por Espanha até 8 de junho de 2020.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site