480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Energia Nuclear

Gabinete de Guerra

Peritos em Zaporíjia. "Rússia quer salvar a face"

O major-general Isidro Morais Pereira diz que nova posição da Rússia sobre a central nuclear "é sensata", mas que Moscovo "não vai abdicar do controlo, mas sossegar o mundo sobre acidente nuclear".
Guerra na Ucrânia

Zaporíjia. Proteção de emergência ativada

Regulador de energia ucraniano diz que foi ativada a proteção de emergência numa unidade da central, por risco de radiação e incêndio. Medvedev diz que centrais na Europa também podem ter "acidentes".
Gabinete de Guerra

Zaporijia. Ucrânia está a bloquear a visita?

Kremlin quer uma visita da Agência Internacional de Energia Atómica. Afinal, é a Ucrânia que está a opor-se? Análise do coronel Mendes Dias e de Carlos Gaspar, professor e investigador do IPRI.
Guerra na Ucrânia

Nuclear de Zaporíjia não explodiu "por milagre" 

Kiev e Moscovo trocam acusações e culpas pelo incidente, enquanto que regulador nuclear estatal da Ucrânia aponta um risco alto de "incêndio", "fuga de hidrogénio e pulverização radioativa".
Guerra na Ucrânia

Central nuclear de Zaporijia está descontrolada

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica avisou que a central nuclear de Zaporijia "está completamente fora de controlo". Grossi quer estabilizar a situação e evitar um acidente nuclear.
Energia Nuclear

Japão quer libertar água de Fukushima no oceano

As autoridades japonesas pretendem filtrar 1.3 milhões de toneladas de água de uma antiga central nuclear (desativada) de Fukushima e garantem que é possível remover os isótopos nocivos à saúde.
Sociedade

Vídeo. Como agir perante um ataque nuclear

As dicas das autoridades nova-iorquinas surgem após a Rússia ameaçar múltiplas vezes destruir o Ocidente. "É melhor prevenir do que remediar", afirma Eric Adams, presidente da Câmara de Nova Iorque.
Energia

Energia Nuclear. Uma solução possível e necessária

Ao ignorar soluções que contemplem o nuclear, não será fácil nem exequível proporcionar aos países menos desenvolvidos a capacidade de começarem a dar condições de vida dignas às suas populações.
Gás Natural

Ambientalistas contra decisão do PE

As organizações ambientalistas Greenpeace e WWF prometem agir juridicamente contra a decisão da UE de incluir o gás natural e da energia nuclear na lista de investimentos sustentáveis.
Parlamento Europeu

PE valida nuclear e gás como investimentos verdes

Com o parecer positivo na classificação de nuclear e do gás como fontes de energia economicamente sustentáveis do ponto de vista ambiental a medida deverá entrar em vigor a 1 de janeiro de 2023.
Gás Natural

Associação quer chumbo de classificação verde

A associação Zero defende que a "maior fração de fontes de energia renovável a par de investimentos na eficiência" e pede que se vote contra tornar o gás fóssil e o nuclear como energias verdes.
Energia

AIE: papel significativo da energia nuclear

A AIE defende que a energia nuclear deve desempenhar um papel importante na transição energética mundial. "Construir sistemas energéticos sustentáveis sem energia nuclear será mais difícil", afirma.
Irão

AIEA exorta Irão ao diálogo "imediato"

A Agência Internacional de Energia Atómica pediu ao Irão para retomar "imediatamente" o diálogo para evitar uma grande crise.
Japão

Japão suspende reativação de central nuclear

Os três reatores da central nuclear em Hokkaido vão continuar desativados por ordem de um tribunal japonês que considerou não existirem condições de segurança para a produção de energia nuclear.
Guerra na Ucrânia

Zaporijia. Rússia quer que Kiev pague eletrecidade

A central de Zaporijia, a maior da Europa e sediada na Ucrânia, está sob ameaça de ser tomada caso Kiev não pague a Moscovo pela eletricidade produzida no local.
União Europeia

Irão. Retomadas negociações sobre energia nuclear

Josep Borrell anunciou esta sexta-feira a retoma das negociações sobre a energia nuclear iraniana. O chefe da diplomacia da UE avaliou a "reunião no Irão de forma muito positiva".
Acidente Nuclear

Chernobyl: 36 anos do maior desastre nuclear

Durante 10 dias, enormes quantidades de radiação foram libertas na região. Nos anos que se seguiram ao desastre nuclear, aproximadamente 220 mil pessoas foram realojadas.
Guerra na Ucrânia

Vídeo mostra trincheiras perto de Chernobyl

Um vídeo captado por um drone perto da central nuclear mostra que os soldados russos cavaram trincheiras na Floresta Vermelha, uma zona que concentra altos níveis de radiação desde o acidente de 1986.
Guerra na Ucrânia

Chernobyl. Soldado russo terá morrido por radiação

Um soldado russo terá morrido devido a envenenamento por radiação após estar na central nuclear de Chernobyl. O militar terá acampado na Floresta Vermelha, que possui altos níveis de radiação.
Guerra na Ucrânia

Tropas russas terão saído de Chernobyl doentes

Os soldados russos terão saído da central nuclear de Chernobyl por envenenamento por radiação em parte porque terão cavado trincheiras na Floresta Vermelha. Alguns não conheciam acidente de 1986.
Irão

Programa nuclear: líder iraniano apoia negociações

As negociações quase chegaram a bom porto no início deste mês, antes de Moscovo exigir que o seu comércio com o Irão fosse excluído das sanções que lhe foram impostas pelo Ocidente.
Espanha

Material radioativo roubado em Espanha

Embora o material radioativo se encontre selado, em caso de abertura ou destruição dos invólucros que deixem o material sem proteção poderá haver um maior risco.
Guerra na Ucrânia

A vida dos 210 funcionários reféns em Chernobyl

A dieta é baseada em papas de aveia, tomam banho sem sabão e não têm medicamentos. Reféns das forças russas há 21 dias, os trabalhadores de Chernobyl estão "exaustos". Mas revolta é improvável.
Fukushima

Sismo provoca anomalias nas centrais nucleares

Um terramoto de magnitude 7,3 abalou esta quarta-feira a costa de Fukushima, no norte do Japão, desencadeando um alerta de 'tsunami', anunciaram as autoridades japonesas.
Energia Nuclear

Transição energética: um argumento nuclear

Acreditar em emissões zero é dogmatismo religioso. Não existe nada feito pelo homem que não tenha pegada ecológica. Há sempre uma fatura a pagar (para além da conta da luz e da taxa audiovisual).
Energia Nuclear

Alforrecas no caminho dos submarinos australianos

A localização de Brisbane para os futuros submarinos australianos pode significar uma paragem de emergência dos reatores nucleares por "aspiração" de alforrecas para o sistema de refrigeração.
Guerra na Ucrânia

Centrais nucleares: AIEA sem garantia de segurança

Depois de várias instalações nucleares terem sido capturadas, danificadas ou comprometidas desde o início da invasão russa da Ucrânia, Grossi pediu que fossem negociadas garantias de segurança.
Guerra na Ucrânia

Kharkiv: Instituto de Física alvo de ataque russo

As forças russas atacaram o Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv, que possui um reator nuclear experimental. A explosão causou um incêndio num hostel.
Guerra na Ucrânia

Chernobyl: Ucrânia e AIEA discordam sobre riscos

Central nuclear de Chernobyl deixou de ter energia elétrica. Ministro ucraniano avisa: "Guerra de Putin põe toda a Europa em risco". Agência Internacional desvaloriza riscos de fuga de radiação.
Guerra na Ucrânia

Chernobyl: transmissão de dados remotos perdeu-se

A “transmissão remota de dados dos sistemas de monitorização” perdeu-se em Chernobyl. Funcionários da central não têm tido direito ao descanso: "Há potenciais riscos para a segurança nuclear".
Gabinete de Guerra

Iodeto de Potássio "só na exposição à radiação"

Iodeto de Potássio "é eficaz no tratamento do cancro da tiroide provocado pela radiação". Mas "não deve ser tomado de forma preventiva e sem receita médica". O alerta da médica Ana Isabel Pedroso.
Noticiário

2h. Ucrânia. Rússia marcha para 2ª central nuclear

Embaicadora americana na ONU indica que soldados do Kremlin estarão a cerca de 30 kms da central de Yuzhnoukrainsk. E a Coreia do Norte terá disparado um projétil não identificado, o nono deste ano.
Atualidade

Central nuclear: as imagens de uma madrugada tensa

Ataque à central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, provocou um incêndio num edifício adjacente ao local onde ficam os reatores. Não foi libertada radiação. Há pelo menos três mortos.
Noticiário

9h. Zelensky salvo por serviços secretos

Elementos dos serviços secretos russos ajudaram a neutralizar tentativas de assassinato do presidente da Ucrânia. Preço do petróleo continua a subir nos mercados europeus.
Guerra na Ucrânia

Cortar dependência do gás russo? O nuclear ajuda

Agência Internacional de Energia propõe à Europa plano para se livrar (de uma parte) do gás russo. Mais armazenagem, manter energia nuclear, apoiar os mais vulneráveis e baixar a temperatura em casa.
Emmanuel Macron

Macron anuncia grande plano nuclear

Para os novos reatores, "vamos proceder por etapas", explicou o Presidente francês, com a entrada em funcionamento do primeiro EPR2 por volta de 2035.
Energia Nuclear

Recorde de energia de fusão nuclear alcançado

Os cientistas e engenheiros obtiveram um "valor recorde de 59 megajoules de energia de fusão sustentada" no dispositivo de fusão Joint European Torus (JET), o maior do género no mundo.
Japão

Japão e Coreia do Sul confirmam míssil

O exército sul-coreano e o Ministério da Defesa japonês disseram que o projétil lançado no mar pelos norte-coreanos é um míssil balístico de alcance intermédio.
Acordo Nuclear

Irão discute sobre extensão de central nuclear

Moscovo construiu a central de Bushehr, com um reator de 1.000 MW, e entregou-a oficialmente aos iranianos em setembro de 2013, após anos de atraso na sua conclusão.
Contra-Corrente

Energia nuclear também é “verde”? Na Europa... sim

A Comissão Europeia quer classificar a energia nuclear, e também o gás, como “energias verdes”, logo passíveis de ser subsidiadas. Esta proposta mostra bem as contradições da transição energética.
Rádio Observador

A energia nuclear é "verde"? Ligue 910024185

A Comissão Europeia prepara-se para classificar a energia nuclear, e também o gás, como “energias verdes”. Será a decisão certa? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.