787kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Energia Nuclear

Noticiário

00h. Irão avisa quem tente atacar o país

Forças Armadas do Irão avisam que vão "cortar qualquer mão que ataque o país". Ainda, Agência Internacional de Energia Atómica preocupada com a possibilidade de Israel ter como alvo as instalações.
Noticiário

3h. IL. Conselheiros desaprovam entrada no governo

Apesar da disponibilidade da Iniciativa Liberal para integrar o governo da AD, nem todos os conselheiros do partido aprovam a ideia. E ainda, Reino Unido reforça aposta na indústria nuclear.
Energia Nuclear

Reunião entre países para reduzir emissões de CO2

A Cimeira sobre Energia Nuclear juntou vários países a seu favor após vários anos de tabu. Em 2021, começou a ganhar força novamente como forma de libertar a UE da dependência do gás russo.
Ambiente

Energia nuclear é "estratégia irrealista"

O relatório considera as centrais nucleares "uma estratégia irrealista para a descarbonização". É dado o exemplo de Espanha onde o aumento de energias renováveis fez baixar os preços da eletricidade.
Energia Nuclear

Energia nuclear, energia verde?

A classificação da energia nuclear como uma fonte de energia "verde" pela União Europeia pode ser contestada à luz das diversas desvantagens e problemas inerentes.
Guerra na Ucrânia

EUA sem sinais de armas nucleares na Ucrânia

Porta-voz da Casa Branca disse não haver razão para EUA ajustarem a própria "postura nuclear" e acredita que Putin apenas "reiterou a doutrina nuclear da Rússia".
Energia Nuclear

Europa, Indústria, Energia

A Europa atravessa uma fase de desindustrialização devido a políticas energéticas mais ideológicas do que científicas. É este o modelo que Portugal copia.
Japão

Descargas de Fukushima para o Pacífico "seguras"

Diretor-geral da AIEA referiu-se a um "começo encorajador" ao processo de descarga para o oceano Pacífico das águas contaminadas da central nuclear japonesa.
Fact Check

Chega, Livre e IL defendem energia nuclear?

A acusação é feita por Inês Sousa Real. Livre, Chega e IL têm de facto propostas relacionadas com a energia nuclear. Ainda assim, não é a solução principal para atingir a neutralidade carbónica.
Guerra na Ucrânia

Putin garante segurança nas centrais nucleares

Putin recordou que a Rússia é um dos líderes no domínio nuclear e, durante uma reunião com a Agência Internacional da Energia Atómica, garantiu a segurança nuclear das centrais que controla.
Médio Oriente

Irão. Reservas de urânio acima do limite legal 

Irão nega querer adquirir a bomba, mas políticos fizeram algumas declarações consideradas alarmistas. O país dispõe agora de material suficiente para construir várias bombas atómicas.
Legislativas 2024

Partidos retomam nuclear à boleia de mini-reatores

O desenvolvimento de mini-reatores, conhecidos pela sigla SMR, criou onda de entusiasmo pela energia nuclear que alguns partidos reflectem no seu programa. Mas é uma tecnologia madura e viável?
A História do Dia

A Rússia quer ter armas nucleares no espaço?

Moscovo terá uma nova arma, que quer pôr em órbita. Os EUA estão muito preocupados e a tentar apurar os pormenores. Devemos estar preocupados? José Carlos Duarte, jornalista, é o nosso convidado.
Fukushima

Fukushima regista e contém fuga de água radioativa

A central nuclear de Fukushima registou uma fuga de 5,5 toneladas de água radioativa, mas que foi contida no interior do complexo. Operadora garante que não teve repercussões no exterior da central.
A História do Dia

Como um filme nos pôs novamente a falar do nuclear

O filme sobre Oppenheimer, considerado o "pai da bomba atómica", teve 13 nomeações para os Óscares. Oito décadas depois do "dia que mudou o mundo", há mais riscos ou vantagens na energia nuclear?
Guerra na Ucrânia

Rolls-Royce pode construir mini-centrais nucleares

O conhecido fabricante de automóveis de luxo poderá vir a colaborar com empresa privada de energia ucraniana para construir mini-centrais nucleares na Ucrânia.
Resposta Pronta

"Energia renovável é variável, não depende de nós"

O especialista em energia considera uma boa notícia os dados divulgados sobre a produçaõ de energia renovável em Portugal. No entanto, Pedro Sampaio Nunes defende "maior aposta na energia nuclear".
Japão

Regulador retira veto à maior central nuclear

Regulador nuclear do Japão anunciou que levantou o veto à central de Kashiwazaki-Kariwa, a maior do mundo em capacidade nuclear: medidas de segurança já são suficientes.
Irão

Irão acusado de enriquecer urânio e testar mísseis

Irão foi acusado pelo Reino Unido, França e Alemanha (secundados pelos EUA), de testar mísseis balísticos ilegais, enviar drones para a Rússia e enriquecer urânio.
Arábia Saudita

ONU: sauditas prestes a iniciar operação nuclear

Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica revelou que "reator de investigação de baixa potência entrará em funcionamento em breve" e mostrou-se "impressionado" com o profissionalismo.
Energia Nuclear

20 países pedem triplicação de energia nuclear

A China e a Rússia, os maiores construtores de centrais nucleares do mundo, não estão entre os signatários de um acordo anunciado no Dubai por John Kerry, enviado dos Estados Unidos para o clima.
Guerra na Ucrânia

Agência alerta para centrais nucleares ucranianas

O diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica, Rafael Grossi, revelou preocupação por estarem "a multiplicar-se" os perigos em torno das centrais nucleares ucranianas.
Energia Nuclear

Irão. Reservas de urânio 22 vezes acima do limite

As reservas de urânio enriquecido do Irão aumentaram, nos últimos meses e, no dia 28 de outubro, as reservas ascenderam a 4.486,8 quilos, 22 vezes acima do limite autorizado.
Energia Nuclear

Coreia do Norte acusa AEIA de servir os EUA

Porta-voz norte-coreano diz que a Agência de Energia Atómica foi "reduzida a uma organização que serve os Estados Unidos, longe da sua missão básica como organização de manutenção da paz".
Guerra na Ucrânia

Polónia constrói central nulear. EUA são parceiros

Primeiro-ministro acredita que central nuclear — fonte de energia que considera "estável" e "limpa" — marca novo capitulo. Central deverá começar a produzir eletricidade em 2033. Alemanha opõe-se.
Energia Nuclear

Itália quer regressar à energia nuclear 

Itália calcula regressar ao uso da energia nuclear, prometendo apresentar um projeto de regresso com directrizes que serão posteriormente divulgadas. A tentativa visa combater a crise climática.
Energia Nuclear

Agência condena exclusão de inspetores pelo Irão

Irão retirou a acreditação a vários inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica responsáveis pela monitorização do programa nuclear iraniano. Foi um ato "sem precedentes", diz organização.
África

Ruanda vai construir o seu primeiro reator nuclear

O Ruanda e empresa canadiana poderão criar linha de produção de reatores na nação centro-africana, à medida que o país explora a energia nuclear para satisfazer as crescentes necessidades energéticas.
Fukushima

Japão liberta águas radioativas. O que significa?

Especialistas dizem que a contaminação será mínima, mas os pescadores estão preocupados o negócio e as pessoas com a segurança alimentar. Ambientalistas dizem que o oceano já tem pressão suficiente.
Energia Nuclear

Protestos em Seul por descargas de Fukushima

O governo japonês disse que a descarga de água deve começar ainda este verão, mas não adiantou qualquer data.
Guerra na Ucrânia

Zaporijia. Reator encerrado após fuga de água

Uma "fuga de água" provocou o encerramento da unidade 4, um dos reatores da central nuclear ucraniana em Zaporijia. "Gerador de vapor afetado" não apresenta qualquer radioatividade, diz a ONU.
Energia Nuclear

Oposição alerta para descargas de Fukushima

Líderes do Partido Democrático estiveram reunidos com o diretor da AIEA para alertar para o impacto negativo na região que decorre do plano de descarga de água tratada da central.
Coreia do Sul

Manifestação contra descarga de águas de Fukushima

Manifestantes exibem cartazes em que acusam a Agência Internacional de Energia Atómica de agir "sob influência do Japão" quando redigiu relatório que permite descargas.
Guerra na Ucrânia

Rússia reduz presença na central de Zaporíjia

Entre os primeiros a deixar a estação estavam três funcionários da Rosatom, que administravam as ações dos russos, sendo que os funcionários ucranianos foram também aconselhados a abandonar a central.
Energia Nuclear

China critica plano de águas residuais nucleares

O comissário dos Negócios Estrangeiros chinês lembra as correntes fortes do Oceano Pacífico sublinhando que o material radioativo vai espalhar-se rapidamente algo que vai ser perigoso a longo prazo.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia acusa Rússia de preparar ataque em central

A Ucrânia acusou a Rússia de considerar um ataque que envolve uma libertação de radiação na central elétrica de Zaporijia. Volodymyr Zelensky diz que os russos se "preparam para o efeito".
Guerra na Ucrânia

AIEA visita central de Zaporijia na quinta-feira

A AIEA planeia realizar na quinta-feira a rotação e o reforço da equipa que mantém na central nuclear de Zaporijia, sob controlo militar da Federação Russa desde fevereiro de 2022.
Noticiário

22h. AIEA preocupada com central de Zaporijia

O organismo da ONU quer acesso ao local onde é medido o nível de água do reservatório que é usado para arrefecer os reatores da central. Ainda neste jornal, Papa está a recuperar da operação.
Noticiário

00h. Zaporijia usa água da barragem de Khakhova 

A AIEA informa que a central nuclear de Zaporijia continua a usar água da barragem de Kakhovka para refrigeração, apesar da destruição da infraestrutura e descida do nível da água.
Aeroporto de Lisboa

Um ano depois: o que mudou?

Os ambientalistas apocalíticos continuam a não querer, nem renováveis, nem carvão, nem gás, sem prescindirem das alegrias da sociedade que os mantém. Entrou-se num círculo vicioso ideológico.
Guerra na Ucrânia

Danos em Kakhovka limitam água para Zaporijia

"Estima-se que a água deve durar alguns dias", referiu o diretor-geral da AIEA sobre a barragem de Kakhovka. O responsável diz ainda que o recurso natural é essencial para a refrigeração em Zaporijia.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora