Explicador

O que está em causa na Autoeuropa. Conflito laboral ou guerra sindical?

Agosto 201730 Agosto 2017581
Ana Suspiro

Porque recusaram os trabalhadores a proposta da empresa?

Pergunta 9 de 13

Por duas razões. Em primeiro lugar, os sindicatos alegam que o novo horário vai ter implicações na rotina diária dos trabalhadores, sendo invocados impactos negativos na saúde e na vida familiar. Em segundo lugar, para os transtornos que consideram que vai provocar na vida diária, a maioria dos trabalhadores é da opinião que as compensações financeiras oferecidas pela empresa são insuficientes.

De acordo com o novo modelo de horários, cada trabalhador irá rodar nos turnos da manhã e da tarde durante seis semanas e fará o turno da madrugada durante três semanas consecutivas, revelou um trabalhador citado pela agência Lusa. As contrapartidas financeiras em cima da mesa ficam muito abaixo do que seria a remuneração extra a receber se o trabalho ao sábado fosse pago como horas extraordinárias, que é uma contraproposta feita à empresa.

“Se a Autoeuropa pagasse os sábados como trabalho extraordinário, num único sábado ganhávamos praticamente o mesmo do que aquilo que vamos ganhar por fazer três sábados”, disse à agência Lusa um trabalhador que pediu anonimato. A remuneração adicional neste cenário poderia ir aos 400 euros mensais.

Para além de mais cara para a empresa, qualquer solução que passe pela opção voluntária de trabalho ao sábado, ao contrário do regime obrigatório recusado pelos trabalhadores, não permite à Autoeuropa a segurança para planear a produção e responder aos objetivos contratualizados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site