Explicador

O que está em causa na Autoeuropa. Conflito laboral ou guerra sindical?

Agosto 201730 Agosto 2017581
Ana Suspiro

Depois de chumbado o pré-acordo, quais são os passos seguintes?

Pergunta 10 de 13

O primeiro passo foi a greve de 24 horas convocada por um sindicato afeto à CGTP e que foi confirmada em plenários de trabalhadores realizados esta segunda-feira. A empresa vai reunir no dia 7 com os sindicatos, mas sublinha que o passo fundamental para a resolução do conflito é a retoma do processo de negociações com a estrutura que reconhece como representativa dos trabalhadores. Os membros da comissão de trabalhadores demitiram-se depois de os colaboradores da empresa terem rejeitado o pré-acordo e foram já marcadas novas eleições para 3 de outubro de 2017.

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses defende que os sindicatos devem ter maior protagonismo na Autoeuropa.

O antigo coordenador da comissão de trabalhadores, António Chora, acredita que ainda será possível chegar a um acordo com a empresa depois de eleita a nova estrutura representativa, mas vai depender muito da sua composição.

O novo horário deveria arrancar, numa primeira fase, em novembro, para ser totalmente implementado em fevereiro do próximo ano.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site