Incêndios 2016

Fogo de Pedrógão Grande

Especial/ Fogos: como os espanhóis vêem os portugueses

8.582
É a terceira vez no espaço de 40 dias que vêm ajudar Portugal. Há elogios a Marcelo e aos voluntários, mas também reparos à falta de caminhos corta-fogo e à má forma física de alguns bombeiros.
Madeira

Aprovado apoio para famílias afetadas por fogos

O parlamento aprovou uma proposta de lei da Assembleia Legislativa da Madeira para a atribuição de um apoio extraordinário à habitação para as famílias afetadas pelos incêndios do ano passado.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Habitantes pedem mais psicólogos

130
Habitantes de aldeias afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, pedem mais psicólogos no terreno. Administração Regional de Saúde garante que as equipas estão nos concelhos afetados
Fogo de Pedrógão Grande

Especial/ Bombeiros. O que comem, onde dormem, como rodam

9.400
Trabalham horas a fio, às vezes até um dia inteiro, sem descansarem um segundo. A maioria não recebe nada em troca e são capazes de usar dinheiro do próprio bolso para comprar o equipamento em falta.
Incêndios 2016

Fogo na Madeira. Suspeito em silêncio no tribunal

O homem suspeito de atear o incêndio florestal no Funchal, em agosto de 2016, admitiu a autoria do crime no primeiro interrogatório, mas no início do julgamento remeteu-se ao silêncio.
Incêndios

Área ardida já é dez vezes superior à de 2016

Os incêndios florestais consumiram este ano 13.530 hectares, uma área ardida dez vezes superior ao mesmo período de 2016, segundo números avançados esta quarta-feira.
Incêndios 2016

Área ardida desde janeiro "é assustadora"

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, afirmou em Viana do Castelo que a área ardida este ano é "assustadora" com "12 vezes mais hectares consumidos que em 2016.
Incêndios 2016

PJ deteve mulher suspeita de atear fogo

A Polícia Judiciária de Aveiro anunciou, esta segunda-feira, a detenção de uma mulher de 80 anos suspeita de ter ateado um incêndio florestal em abril passado, em Arrancada do Vouga.
Incêndios 2016

Reativado incêndio no parque Peneda Gerês

O incêndio que entrou em fase de rescaldo na quinta-feira às 20h49 reacendeu cerca das 6h52 desta sexta-feira, disse à Lusa fonte da proteção civil.
Madeira

Parlamento Europeu aprovou ajuda à Madeira

O Parlamento Europeu aprovou, com 681 votos a favor, uma ajuda financeira no valor de 3,9 milhões de euros para a Madeira, na sequência dos incêndios florestais que assolaram a ilha no verão passado.
Incêndios 2016

Mel certificado da Serra da Lousã ameaçado

119
O aumento das áreas de eucaliptal e os incêndios estão a ameaçar a produção do mel certificado da Serra da Lousã, que decresceu de 27 toneladas em 2015 para 11 este ano.
Incêndios 2016

Incêndio em Monchique já foi dominado

Os bombeiros dominaram esta terça-feira à tarde o incêndio florestal que deflagrou em Picota, no concelho de Monchique, no Algarve, e que chegou a ter duas frentes, numa área de eucaliptos.
Incêndios 2016

Incêndios no Funchal destruíram 32 viaturas

O decreto regional autoriza o cancelamento de matrículas de veículos "irremediavelmente" destruídos pelo fogo com dispensa de apresentação do certificado de destruição.
Incêndios 2016

Fogos em Alijó e Guarda mobilizam 300 bombeiros

Quase 300 operacionais estão esta quinta-feira à noite mobilizados para dois incêndios florestais nos concelhos da Guarda e de Alijó destacados na página da Proteção Civil na internet.
Incêndios 2016

Este ano "nada falhou" no combate aos incêndios

892
O comandante operacional nacional da Proteção Civil, José Manuel Moura, disse esta terça-feira que "nada falhou" este ano no combate aos incêndios florestais.
Incêndios 2016

País não está preparado para grandes fogos

144
O especialista em fogos florestais Paulo Fernandes considera que o sistema de combate "não está capacitado" para responder "com eficácia a grandes incêndios", mas sim para "defender pessoas e casas".
Incêndios 2016

Incêndios. Época crítica termina esta sexta-feira

A época mais crítica em incêndios florestais termina esta sexta-feira, tendo os fogos consumido uma área superior a 160 mil hectares, mais do dobro dos últimos oito anos.
Incêndios 2016

Governo adia fim do período crítico de incêndios

O Governo adiou o fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro, devido às condições meteorológicas, permanecendo a proibição de fumar, fazer lume, entre outros, em espaços florestais.
Incêndios 2016

Fogo. 25.633 hectares consumidos no Alto Minho

Ao todo, 12% da floresta existente no Alto Minho foi consumida em dez dias. O Parque Nacional da Peneda Gerês viu cerca de 14% da sua área total ser consumida por incêndios.
Incêndios 2016

Ainda há quatro grandes fogos ativos

Quase 400 operacionais, apoiados por 212 meios terrestres e 10 meios aéreos, combatiam hoje, pelas 17:30, os quatro principais incêndios florestais, nos distritos de Braga, Vila Real e Coimbra, de acordo com informação disponibilizada no 'site' da Proteção Civil.
Incêndios 2016

160 operacionais combatem chamas em Pampilhosa

Um incêndio em Soeirinho, no concelho de Pampilhosa da Serra, está a ser combatido por 166 operacionais, apoiados por 39 viaturas e quatro meios aéreos.
Incêndios 2016

Incêndio em Montargil extinto

O incêndio que deflagrou no domingo em Montargil, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, foi extinto durante a última noite, mas os bombeiros permanecem em ação de vigilância.
Incêndios 2016

Fogo dominado no Algarve pelas 19h30

O incêndio em Monchique e Portimão está dominado e as equipas no terreno focam agora as suas atenções na fase de rescaldo, disse o comandante operacional distrital de Proteção Civil do Algarve.
Incêndios 2016

Fogo em Monchique em resolução

Mais de 2.300 operacionais combatiam 69 incêndios em Portugal continental, estando o fogo em Monchique em resolução, segundo a página da Proteção Civil.
Incêndios 2016

Fogo "começa a dar tréguas" no Algarve

O incêndio florestal em Monchique e Portimão continua com dois focos que merecem maior preocupação, mas "começa a dar tréguas", afirmou o comandante operacional distrital de Proteção Civil de Faro.
Incêndios 2016

Bombeiro ferido em Vila Pouca de Aguiar

Um bombeiro ficou ferido durante o combate ao que se incêndio que se reativou hoje em Vila Pouca de Aguiar e que está "99% dominado", disse o segundo comandante operacional distrital de Vila Real.
Incêndios 2016

Incêndio no Algarve ameaça Cai Logo

O incêndio que lavra no Algarve mantém-se com três frentes ativas e ameaçava às 11:30 a povoação de Cai Logo, no concelho de Monchique, centrando-se a prioridade dos bombeiros na defesa do edificado.
Incêndios 2016

Meios aéreos reforçam combate a fogo em Monchique

O incêndio que lavra em Monchique, com duas frentes ativas, vai contar a partir das 8h30 com meios aéreo. A salvaguarda de "bens e pessoas" é a prioridade das autoridades.
Incêndios 2016

Duas frentes por dominar do incêndio em Monchique

Das três frentes que lavravam em Monchique desde quinta-feira uma foi dominada, outra estava 60% controlada e uma terceira era combatida com dificuldade pelos bombeiros.
Incêndios 2016

Fogo com duas frentes ativas persiste no Algarve

309
Mais de 600 bombeiros combatem o incêndio, que obrigou à evacuação de três povoações, em Monchique e Portimão. Em Esposende, no distrito de Braga, o fogo permanece com três frentes ativas.
Incêndios 2016

Fogo de Monchique alastrou a Portimão

O incêndio que se reacendeu em Monchique esta quinta-feira tem uma frente ativa de grande extensão. Sete pessoas foram atendidas com ferimentos ligeiros, por inalação de fumos e entorses.
Incêndios 2016

Combates a 4 incêndios reforçados com meios aéreos

Segundo o adjunto operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Marco Martins, o incêndio de Monchique é o que mais preocupa os bombeiros. O incêndio tinha duas frentes ativas.
Incêndios 2016

Reforços para combater fogo em Mogadouro

O combate ao incêndio em Mougadouro tem sido dificultado pelas "condições climatéricas adversas". O incêndio em Fóia teve uma reativação "muito explosiva" e continuava ativo esta quinta-feira.
Incêndios 2016

Fogo em Soure consumiu 1.400 hectares

O incêndio em Soure, que foi dado como dominado na madrugada desta quarta-feira, consumiu 1.400 hectares e afetou olivais, assim como a pastagem para 4.000 cabeças de gado do concelho.
Incêndios 2016

Montargil. Área ardida terá atingido 220 hectares

O incêndio que lavrou em Montargil, no concelho de Ponte de Sor, na terça-feira, consumiu uma área estimada de 220 hectares, provocando danos em três habitações e em estruturas agrícolas.
Incêndios 2016

Soajo. Meios áreos sem condições para operar

Dois meios aéreos acionados para o combate ao incêndio que lavra desde terça-feira no Soajo, Arcos de Valdevez, "foram desmobilizados por falta de condições para operar", revelou a Proteção Civil.
Incêndios 2016

Os seis incêndios mais perigosos ao final da noite

Ao final da noite desta quarta-feira, a Proteção Civil assinalava seis incêndios de grandes dimensões no continente. Os distritos mais afetados são Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real e Faro.
Incêndios 2016

Vila Viçosa. Quatro bombeiros assistidos

603
Quatro bombeiros tiveram de receber assistência hoje quando combatiam um incêndio florestal que ameaçou habitações junto a Vila Viçosa, no distrito de Évora, disse fonte da Proteção Civil.
Incêndios 2016

Fogo em Montargil destrói pelo menos uma habitação

128
Às 20h00, o incêndio em Montargil, Ponte de Sor, continuava a lavrar com uma frente ativa, tendo destruído uma casa e obrigado a retirar vários habitantes.
Incêndios 2016

Mais de 3.500 operacionais combatem 94 fogos

Mais de 3.500 bombeiros, apoiados por 1.175 meios terrestres, combatem 94 incêndios em Portugal, refere a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil,
Incêndios 2016

Os 4 incêndios mais perigosos ao final da noite

111
Arcos de Valdevez acionou Plano de Emergência, as chamas lavraram “com violência” em Boticas, em Cabeceiras de Basto houve casas em perigo mas o incêndio em Soure foi o que mobilizou mais meios.
Incêndios 2016

Incêndio em Soure de novo ativo e com duas frentes

"Com estas temperaturas, era previsível que isto acontecesse. Além disso, o pessoal está a ficar exausto e é necessário render alguns destes bombeiros", explica o presidente da Câmara de Soure.
Incêndios 2016

Incêndio em Soure já consumiu mais de 500 hectares

1.481
O incêndio que deflagra no concelho de Soure, em Coimbra, repartiu-se em três frentes ativas e já consumiu "mais de 500 hectares", tendo já passado perto de habitações, informou à agência Lusa o presidente do município.
Incêndios 2016

Incêndio obriga a evacuação de aldeia em Leiria

O incêndio que deflagrou hoje à tarde na freguesia de Colmeias obrigou à evacuação da aldeia de Fonte Fria, na freguesia de Caranguejeira, no concelho de Leiria, pelas 20h20.
Incêndios 2016

Prisão preventiva para homem detido por fogo posto

O homem detido no sábado por suspeita de vários focos de incêndio na serra de Monchique, no Algarve, ficou em prisão preventiva, disse à Lusa fonte policial.
Incêndios 2016

Incêndio em Montalegre foi dominado

O incêndio no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, foi dominado às 8h20 desta segunda-feira, depois de ter sofrido uma reativação esta manhã.
Espanha

Incêndio em Alicante desaloja 1.000 pessoas

Um incêndio em duas localidades no norte de Alicante, em Espanha, obrigaram à retirada de um milhar de pessoas das suas casas. Autoridades acreditam ter sido fogo posto.
Incêndios 2016

Fogo em Figueira de Castelo Rodrigo é o mais grave

O incêndio em Figueira de Castelo Rodrigo, que deflagrou ao início da madrugada desta segunda-feira, mantinha-se ativo ao fim de seis horas. Combatem as chamas 73 operacionais e 19 meios terrestres.
Incêndios 2016

Detido homem suspeito de atear fogos em Monchique

O homem, detido na localidade de Fóia, na serra de Monchique, foi apanhado em flagrante durante a tarde. Existem atualmente dois fogos ativos na zona, um no Porto de Lagos e outro em Fóia.
Incêndios 2016

Jovem de 13 anos suspeito de atear dez incêndios

Pelo menos dez incêndios terão sido provocados por um adolescente de 13 anos nos últimos dois meses, no concelho de Amarante. O pai também terá estado envolvido no incêndio em Vila Meã e foi detido.
Incêndios 2016

Detido suspeito por autoria de fogo florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, anunciou esta quinta-feira a detenção de um suspeito de autoria de fogo florestal ocorrido em Vila Meã, no concelho de Amarante.
Incêndios 2016

Arquitetos prontos para ajudar na reconstrução

A Ordem dos Arquitetos está disponível para colaborar com os técnicos locais e as populações na reconstrução de zonas afetadas pelos incêndios.
Incêndios 2016

Fogo dominado em Oliveira do Hospital, Coimbra

O incêndio que deflagrou, esta quarta-feira, ao início da tarde em Penalva de Alva, Oliveira do Hospital, foi dominado pouco depois das 16:00.
Incêndios 2016

Vento dificulta incêndio em Cabeceiras de Basto

O fogo reacendeu na tarde de terça-feira estando agora com duas frentes ativas. O "vento e declive" do terreno estão a dificultar o combate ao incêndio, de acordo com a Proteção Civil.
Incêndios 2016

Fogo em Cabeceiras de Basto quase dominado

O incêndio que começou na madrugada de segunda-feira deve ficar dominado ainda na manhã desta quarta-feira. O incêndio chegou a ter três frentes ativas.
Incêndios 2016

Fogo reativado em Cabeceiras de Basto

O incêndio que começou às 06:50 de segunda-feira em Cabeceiras de Basto e foi dado como extinto cerca das 21:00 teve uma reativação "violenta" às 14:00 de hoje devido ao "vento, declive e combustível"
Incêndios 2016

Incêndios em Braga mobilizam mais de 200 bombeiros

Mais de 200 bombeiros combatem em Vila Verde, Braga, dois incêndios. O "mais preocupante" tem seis frentes ativas, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.
Incêndios 2016

Mais de 230 bombeiros combatem fogo em Mação

Um incêndio que deflagrou em Amêndoa, no concelho de Mação, está a ser combatido por mais de 230 bombeiros, informou a Proteção Civil.
Incêndios 2016

Marcelo reunido com autarcas da Madeira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está esta noite reunido no Funchal com todos os presidentes de Câmara dos concelhos afetados pelos incêndios.
Incêndios 2016

Mais de 100 combatem incêndio em Carrazeda

Cerca de uma centena de bombeiros e operacionais combate um incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Carrazeda de Ansiães, Bragança.
Incêndios 2016

IC8 reaberto ao trânsito na Sertã

O Itinerário Complementar (IC) 8 reabriu ao trânsito na Sertã, distrito de Castelo Branco, depois de ter estado cortado quase três horas devido a um incêndio.
Incêndios 2016

Incêndio em Cabril mobiliza 103 operacionais

Um incêndio na localidade na freguesia de Cabril, distrito de Vila Real, que deflagrou hoje às 13:54, estava, às 17:44, a ser combatido por 103 operacionais, auxiliados por dois meios aéreos.
Incêndios 2016

Fogo em Vila Nova de Foz Côa com dois meios aéreos

Um incêndio em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, está a ser combatido por 73 operacionais apoiados por dois meios aéreos, segundo informação da Proteção Civil.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site