Pode o preço da fama estar a aumentar? O que é que as celebridades ganham por apoiar uma marca? As questões são colocadas pelo jornal The Telegraph, que cita um artigo originalmente publicado na quarta-feira no The Sun. Em causa estão os valores que ajudam a pagar a fatura do sucesso. Isto é, por cerca de 74 mil euros um estilista garante a presença de Beyoncé ou Rihanna na primeira fila de um desfile de moda. E quase 50 mil euros chegam para a atriz e estilista norte-americana Chloë Sevigny fazer o mesmo.
A ideia de pagar a uma celebridade para publicitar um produto ou uma marca não é nova. Aliás, nem sempre a recompensa é feita em dinheiro. A publicação The Telegraph vai buscar a história de Lily Allen que, em 2007, em troca por estar presente num desfile de Yves Saint Laurent, em Paris, foi levada até à flagship store da marca e trouxe consigo, sem pagar, vestidos, bolsas e acessórios no valor de seis mil euros. A cantora admitiu, no mês passado, sentir falta das regalias da fama.
E o que dizer do festival de música Coachella, uma verdadeira passarela ao ar livre? Muitos famosos são fotografados no evento, é certo. Mas rumores avançam que a “visita” é paga e bem paga. Em abril, a Cosmopolitan, entre outros meios de comunicação, dizia que a atriz da série Glee Lea Michele iria receber perto de 15 mil euros para ser vista a usar trajes Lacoste.
Porque a tecnologia o permite, as redes sociais também são usadas neste processo. Já em 2011, The Huffington Post dava conta de que os tweets de celebridades eram (e são) bons para o negócio, relembrando o caso específico do rapper Snoop Dogg que publicou um dedicado ao anúncio da carrinha Toyota Sienna.
These homies know the deal. Wonder if this swagger wagon can fit 22’s? SPINNIN! http://bit.ly/a72hmg (Ad)
— Snoop Dogg (@SnoopDogg) May 6, 2010
De lá para cá, o fenómeno permanece real. A modelo britânica Poppy Delevingne, por exemplo, casou-se a 16 de maio e publicou um tweet com uma fotografia na qual ela e o marido aparecem a segurar copos de champanhe – mas não um champanhe qualquer, como fez questão de referir.
The perfect champagne for the perfect day @PerrierJouet #BeautifulBubbles pic.twitter.com/hEbytyVZQt
— Poppy Delevingne (@poppydelevingne) May 18, 2014