O Comité do Património Mundial anunciou nesta quarta-feira a adição de 26 novos locais para a lista de Patrimónios da Humanidade. Os novos lugares foram definidos durante a 38 ª sessão do Comité do Património Mundial, ocorrida em Doha no Catar, de 15 a 25 de junho. Com estas inclusões, a lista passa de 981 a 1007, distribuídos em 161 países.

As 26 novas inclusões estão divididas em três categorias: 21 foram considerados patrimónios culturais, pelo seu valor histórico e de identidade para a cultura de um povo; quatro lugares entraram para a lista de patrimónios naturais pela importância científica ou de preservação; e um lugar misto, por pertencer às duas categorias.

O continente asiático é o que possui o maior número de patrimónios: ao total 17 lugares estão na Ásia, onde se encontram países como China, Índia, Iraque, Turquia e Rússia. A Europa tem cinco representantes com Alemanha, França, Itália, Dinamarca e Holanda, enquanto o continente americano e o africano têm três e uma inclusão na lista, respetivamente.

Entre os 26 locais encontra-se a inscrição inédita de Mianmar pelas ruínas arqueológicas de Pyu, as vinhas da região italiana do Piemonte, o centro histórico de Jeddah, segunda maior cidade da Arábia Saudita, e as estradas de Qhapaq Nan, no Peru. O milésimo património da lista é o Delta do Okavango, no Botsuana, considerado o maior delta interior do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mapa que se segue é interativo e vai guiá-lo por alguns dos novos patrimónios da humanidade. Basta clicar.