O Presidente da República, Cavaco Silva, elogiou hoje os esforços do Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, em prol da “paz e a conciliação política” naquele país, patente na abertura ao diálogo com a Renamo.

“Quero também dirigir uma palavra ao Presidente Guebuza pelos esforços que tem vindo a desenvolver para alcançar a paz e a conciliação política em Moçambique, na abertura que tem manifestado ao diálogo com a Renamo, para que as eleições que se aproximam se desenvolvam num quadro de perfeita normalidade”, afirmou Cavaco Silva.

“Estou convencido que as duas partes acreditam que este é o melhor caminho para o desenvolvimento, para o progresso de Moçambique, para o bem-estar das populações”, defendeu Cavaco Silva.

O Chefe de Estado português falava no Palácio de Belém, em Lisboa, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, que se encontra de visita a Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente português dirigiu-se ao seu homólogo moçambicano para lhe garantir que “contará sempre com Portugal, para estar ao seu lado nos esforços que tem feito para consolidar a paz e as instituições democráticas em Moçambique”.

O Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, está de visita a Portugal até quinta-feira, a convite de Cavaco Silva.