Rádio Observador

Turismo

Londres é a cidade mais visitada do mundo, Lisboa é a 38ª

A capital inglesa lidera a lista das cidades mais procuradas no mundo, diz o Global Destination Cities Index 2014. Lisboa consegue a 38º posição e fecha o top 15 dos destinos europeus.

São esperados 18,7 milhões de visitantes em Londres

MARTIN BUREAU / Getty Images

Londres é o destino mundial com mais visitantes internacionais, segundo o Global Destination Cities Index da MasterCard. A meta é alcançada pela terceira vez em quatro anos e a cidade chegou mesmo a ultrapassar Banguecoque que, depois de ter conseguido o pódio em 2013, desceu uma posição. Num total de 132 cidades, Lisboa ficou em 38º lugar e fecha agora o top 15 das cidades europeias mais procuradas por turistas.

A quarta edição do índice revela que a capital portuguesa, que subiu um lugar face ao ano passado, poderá ter cerca de 3,15 milhões de visitantes internacionais em 2014 — uma subida de 310 mil turistas tendo em conta o ano transato. No que diz respeito aos gastos dos visitantes na cidade, são esperados 1,4 mil milhões de euros (em 2013 registaram-se 1,17 milhões).

Londres, por seu turno, deverá atrair 18,7 milhões de pessoas ainda este ano. A lista continua com Banguecoque (16,42 milhões de visitantes), Paris (15,57 milhões), Singapura (12,47 milhões) e Dubai (11,95 milhões). Na Europa, o top 5 fica completo com Istambul, Barcelona e Amesterdão.

As cidades de Kuala Lumpur, Hong Kong e Seul encerram o top 10 do ranking global e ajudam a registar a tendência: a região da Ásia e do Pacífico alberga metade das dez cidades mais requisitadas, estas que estão a beneficiar do forte crescimento das viagens internacionais. O fenómeno, adianta o estudo, resulta da expansão da classe média, das inovações no segmento de luxo e da crescente necessidade de viagens de negócios.

O índice em causa classifica as cidades com base no número de chegadas de visitantes internacionais e nos gastos por eles efetuados nos respetivos destinos,  e não tem por base volumes ou dados de transações da MasterCard.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt
Turismo

A turistificação da economia algarvia

António Covas

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)