É provável que nunca tenha ouvido falar de Sverker Johansson. É um administrador sueco, com licenciaturas em áreas tão díspares como linguística e engenharia civil, economia e física de partículas. Mas além de tudo isto, Sverker é autor de quase três milhões de artigos da Wikipédia.

Nos últimos sete anos, o sueco de 53 anos voluntariou-se para enriquecer a coleção de entradas daquela que é atualmente considerada a maior enciclopédia livre e gratuita. O seu trabalho está particularmente focado na catalogação de espécies de animais, incluindo borboletas e besouros. Um terço dos seus artigos estão disponíveis na versão sueca da Wikipédia, o resto está escrito em dois idiomas das Filipinas, um dos quais é a língua-materna da sua mulher.

De acordo com o Wall Street Journal (WSJ), os críticos mais puristas da enciclopédia queixam-se do método utilizado por Johansson. A grande maioria dos seus artigos são gerados por um programa de software informático, conhecido como bot. O programa analisa bases de dados e outras fontes digitais de informação e, de seguida, compacta toda a informação num artigo. Naquilo que considera um dia bom, Johansson cria 10 mil artigos.

Na Wikipédia, qualquer utilizador registado pode criar um artigo e para Sverker Johansson o método é bastante simples: encontrar uma base de dados fidedigna, criar um modelo de documento conforme o tema e depois abrir o programa informático. O software depois procura a informação e publica-a na página da enciclopédia.

A ideia não é nova, os bots têm vindo a ser cada vez mais utilizados por autores para editar as suas entradas na Wikipédia. Mesmo assim, há quem seja contra a utilização dos bots. “Existe uma minoria que não gosta”, disse Sverker Johansson, citado pelo WSJ. “Eu faço isto para criar democracia online”, acrescentou. A Wikipédia, explica Johansson, deveria no futuro poder dizer às pessoas tudo sobre tudo. O seu bot, que foi criado depois de meses de programação informática, é um passo em frente para que este objetivo seja alcançado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR