790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

“Todos têm direito a expressar-se” mas “o peso das palavras” conta. Na abertura da Web Summit, nova CEO não esqueceu o “desbocado” Paddy

No primeiro discurso enquanto CEO da Web Summit, Katherine Maher comentou a polémica que levou à demissão que Cosgrave, relembrando que o antecessor sempre falou sobre tudo, "no palco ou online".

2 fotos

Foi com as boas vindas à “gloriosa” cidade de Lisboa que Katherine Maher subiu pela primeira vez ao palco da Web Summit enquanto CEO da cimeira tecnológica. Mas não foi a sua estreia no palco principal da Altice Arena, lembrou. Essa aconteceu em 2019, enquanto oradora. Foi nesse dia, afirmou, que foi capaz de “ver verdadeiramente o impacto da Web Summit e ser inspirada” pela missão do evento.

Neste regresso com sabor a estreia, Maher não ignorou o elefante na sala: a demissão de Paddy Cosgrave, rosto único da Web Summit até há poucas semanas, devido a declarações polémicas sobre o conflito entre Israel e o Hamas. “Quero falar do que aconteceu. Devemos isso a toda a gente que está aqui, porque vocês vieram a este evento porque adoram a Web Summit e esta comunidade tem importância para vocês”, começou por notar.

Também o devo a todos os que decidiram não vir, porque apesar de não estarem cá, têm sentimentos tão fortes em relação à Web Summit que o que nós dizemos e fazemos tem importância”. E se conheciam Paddy Cosgrave, continuou, “sabem que ele sempre foi desbocado [tradução livre da palavra outspoken], no palco e online”.

Foi online que, há um mês, Paddy Cosgrave escreveu na rede social X (antigo Twitter) sobre o conflito em Israel e na Palestina. “O Paddy será o primeiro a admitir que os seus tweets foram divisivos e magoaram pessoas, incluindo aquelas que se consideravam como parte desta comunidade”. Depois disso, relembrou Katherine Maher, Cosgrave “pediu desculpa e demitiu-se”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para a empresária norte-americana, que chegou a liderar a Wikipédia, foi importante destacar que “todos têm o direito a expressar-se acerca do que está a acontecer no mundo”, ainda que seja necessário “considerar o peso das palavras”, uma ideia que foi bastante aplaudida pelos presentes na Altice Arena — algo que a CEO agradeceu. “Se não tivéssemos liberdade de expressão e direito para debater, os nossos palcos da Web Summit estariam vazios de ideias, desafios e mudança.”

É especialista no Médio Oriente e já mandou na maior enciclopédia do mundo. Quem é Katherine Maher, a nova CEO da Web Summit?

Após “reafirmar o direito à liberdade de expressão” e pedir que os debates que serão feitos na Web Summit decorram de forma “respeitadora”, mesmo nas conversas “mais difíceis”,  a nova CEO deixou uma garantia: a cimeira tecnológica continuará a “ser um dos locais mais importantes para unir e conectar as pessoas”.

Durante o discurso, que durou pouco menos de 15 minutos, existiu ainda tempo para repetir uma ideia que já tinha expressado quando foi anunciada como a nova CEO: a Web Summit deve ser um espaço para conversas e não “o centro delas”.

Katherine Maher, ex-presidente da Wikipedia, é a nova CEO da Web Summit que “está a entrar numa nova fase”

Para finalizar a intervenção, Katherine Maher antecipou que, ao longo dos próximos dias, os palcos da Web Summit vão receber vários oradores para falar, por exemplo, acerca de como a inteligência artificial pode ser “utilizada para criar acesso à educação, medicina e ajuda humanitária” e levar a população para um “futuro mais conectado, próspero e sustentável”.

Além da nova CEO, a cerimónia de abertura da Web Summit — que começa esta segunda-feira e decorre até à próxima quinta-feira, dia 16 — contou ainda com a participação do fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do CEO da startup Unbabel, Vasco Pedro, e da investidora da Indico Capital Partners, Cristina Fonseca.

Cristina Fonseca, Vasco Pedro e Jimmy Wales fizeram parte da cerimónia de abertura da Web Summit de 2023

TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Minutos antes da entrada em palco de Jimmy Wales, “amigo” e antigo colega de Katherine Maher, os portugueses Cristina Fonseca e Vasco Pedro conversaram acerca do papel e da importância da inteligência artificial. O CEO e cofundador da Unbabel afirmou que “é importante fazer o esforço para regular” esse tipo de tecnologia. Ainda assim, reconheceu que “o desafio é que os sistemas políticos são lentos a regular e a inteligência artificial está a avançar rapidamente”. Por sua vez, a sócia da Indico Capital Partners disse que “este é o momento de investir em inteligência artificial”, sendo que acredita que existem várias empresas que estão a “desenvolver modelos muito poderosos”.

Terminada a intervenção dos dois empreendedores portugueses, foi a vez de o fundador da Wikipédia subir ao palco para defender que, embora o potencial da inteligência artificial seja vasto, será sempre necessária a existência de uma enciclopédia com intervenção humana, como a Wikipédia, como fonte credível de informação. Por isso, no entender de Jimmy Wales, o modelo que alimenta o ChatGPT ainda não é “suficientemente bom” e está “longe de ser uma fonte confiável”.

Para sustentar o seu ponto de vista deu um exemplo concreto, com que, admitiu, se “diverte”. Se recorrer ao ChatGPT para perguntar com quem a sua mulher, Kate Garvey, que foi assessora do primeiro-ministro britânico Tony Blair, é casada, a resposta nunca é a correta. “É uma pessoa diferente todos os dias”, nomeadamente antigos colegas de trabalho.

É o tipo de coisas sem sentido que estão no ChatGPT”, afirmou, embora tenha acrescentado que este “tem vindo a melhorar e continuará a melhorar”.

Considerando que os modelos de inteligência artificial vão demorar a aprender a não escrever “coisas sem sentido”, falou também sobre o facto de utilizarem dados da Wikipédia. Embora se tenha mostrado “feliz e orgulhoso” com esse facto, afirmou que a plataforma gostaria que os ‘créditos’ fossem devidamente atribuídos, explicando que o Google os “cita” e coloca os links dos seus artigos na pesquisa dos utilizadores.

Este ano, a organização da Web Summit estima que estarão presentes nos quatro dias de evento mais de 70 mil participantes, 2.600 startups (um número recorde) e 900 investidores, numa edição que fica, desde logo (mesmo ainda antes de começar), marcada pela demissão de Paddy Cosgrave após comentários nas redes sociais sobre o conflito entre Israel e o Hamas, pelo boicote anunciado por esse país e pelo cancelamento de gigantes tecnológicas como Amazon, Google e Meta.

Paddy Cosgrave demite-se da liderança da Web Summit

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora