Os chefes de Estado e de Governo dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reúnem-se esta terça-feira, no Brasil, para a realização da VI Cimeira do bloco, que prevê lançar duas novas instituições financeiras.

A previsão é de que os líderes dos cinco países finalizem os últimos acertos a respeito da criação do novo banco de investimento, desenhado nos mesmos moldes do Banco Mundial, e façam o lançamento oficial durante a cimeira.

Entre os detalhes finais a serem decididos estão a sede da nova instituição e qual o país que iniciará a presidência, que será rotativa.

Outro resultado concreto esperado da reunião é a criação de um fundo de reservas dos BRICS, com reservas no valor de 100 mil milhões de dólares (cerca de 73 mil milhões de euros), sendo a China o maior contribuinte, seguindo-se o Brasil, Rússia e Índia, que depositarão parcelas iguais, e a África do Sul, que deverá pagar uma parcela menor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira sessão oficial de trabalho começa por volta das 10h30 (14h30 em Lisboa), com previsão de assinatura dos documentos para o início da tarde (hora local), após o almoço de trabalho oferecido pela Presidente anfitriã, Dilma Rousseff.

A sessão plenária da Cimeira, em que estão previstos discursos dos chefes de Estado e de Governo, está prevista para as 15h (19h em Lisboa).

O encontro continua quarta-feira, em Brasília, onde os cinco líderes se voltam a reunir.

Participam na cimeira o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e os presidentes chinês, Xi Jinping, russo, Vladimir Putin, sul-africano, Jacob Zuma, e a anfitriã do encontro, a brasileira Dilma Rousseff.