A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) fiscalizou esta quinta feira mais de 80 estabelecimentos de alojamento turístico em todo o país e identificado 30% de reservas não faturadas, informou esta quinta feira a tutela.

Em comunicado hoje emitido, a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais informa que a AT realizou esta quinta feira “uma mega operação nacional” junto de estabelecimentos de alojamento turístico.

Os números preliminares indicam que foram inspecionados mais de 80 estabelecimentos em todo o país, numa operação que envolveu 147 inspetores tributários, tendo sido identificadas 30% de reservas não faturadas nos estabelecimentos fiscalizados, que deram origem aos respetivos “autos de notícia por infrações graves”.

Esta operação insere-se num conjunto de ações de monitorização e avaliação a operadores do setor do alojamento turístico que a AT tem realizado nos últimos meses, para “combater o comércio ilegal de ‘camas paralelas’ que representa uma forma grave de evasão fiscal e origina uma concorrência desleal junto dos operadores turísticos regulares”, segundo a secretaria de Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a tutela, nos últimos anos, também o mercado do turismo ‘online’ tem apresentado um “considerável crescimento, sendo atualmente os sites de reserva de alojamento a via preferencial utilizada na aquisição destes serviços, dada a rapidez e facilidade de todo o processo”.

A inspeção de hoje, que contou com a colaboração de 17 direções de Finanças de norte a sul do país, teve como objetivo prioritário “controlar a atividade de estabelecimentos que utilizam ‘sites’ de terceiros na internet e através dos quais obtêm reservas de alojamento, visando recolher elementos relativamente aos exercícios de 2014 e anteriores”.

A AT vai continuar a “reforçar significativamente o combate à economia paralela e às práticas de fraude e evasão fiscais” e pretende também “prosseguir e intensificar a sua atuação junto dos operadores deste setor”, estando em curso e já programadas outras operações de fiscalização.