A agência de notação Moody’s colocou o ‘rating’ da dívida da Portugal Telecom International Finance BV (PTIF) sob vigilância para possível revisão em baixa, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira. A eventual revisão em baixa surge na sequência da revisão dos ‘ratings’ [avaliações] da Oi SA, que detém 100% da PT Portugal SGPS e da subsidiária Portugal Telecom International Finance BV.

A Moody’s refere que as duas empresas são totalmente garantidas pela Oi SA e explica que qualquer ação de ‘rating’ sobre a Oi implica uma ação de ‘rating’ para a PTIF, enquanto a garantia estiver em vigor. A eventual revisão prende-se com o risco de a Rioforte, do Grupo Espírito Santo, não pagar o reembolso de cerca de 900 milhões de euros relativos à dívida comprada pela PT.

“Não esperamos que a alteração dos termos da fusão entre a Oi e a PT SGPS afetem de modo algum a garantia da Oi para os detentores de dívida da PTIF. Além disso, a liquidez na PTIF permanece adequada para cobrir eventuais necessidades de caixa até dezembro de 2015, mesmo após o ‘default’ da Rioforte Investments”, refere o analista da Moody’s Carlos Winzer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR