A União Europeia (UE) sabe que o continente arrisca ficar para trás na rota da inovação científica a nível global e considera que as competências de programação são fundamentais. Por isso está a apostar forte na formação e na promoção das atividades digitais relacionadas com a informática, onde se destaca um conjunto de cursos, workshops e sessões de esclarecimento por toda a Europa. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de competências nesta área e produzir soluções para combater o desemprego jovem.

“A ideia é tornar mais visível a programação, desmistificar as competências neste domínio e juntar pessoas desejosas de aprender”, pode ler-se no comunicado. Querem “reunir jovens, pais, professores, empresários e decisores políticos em eventos públicos e salas de aula para aprenderem programação”. A Vice-Presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes (com a pasta da Agenda Digital) e a Comissária Androulla Vassiliou (Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude) enviaram uma carta aos ministros da Educação da UE sensibilizando-os para encorajar os jovens a participar na Semana Europeia da Programação. Consideram que “a promoção das competências informáticas na Europa faz parte da solução para o desemprego jovem”.

Esta iniciativa conta com o apoio de empresas do setor, tais como a Microsoft, Google e Facebook, entre muitas outras. A Semana Europeia da Programação decorre entre 11 a 17 de outubro em várias cidades, num evento onde os jovens de toda a Europa são convidados a partilhar a experiência desenvolvida durante os meses de verão. Em Portugal, o CoderDojo Lx associa-se à iniciativa em outubro, e até lá promove sessões regulares de aprendizagem, orientadas por professores e por programadores profissionais. Estão ainda disponíveis vários cursos online:

Cursos de programação para principiantes podem ser encontrados aqui: Scratché, CodecademyCodeSchool Code.orgtutorials

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cursos completosCourseraMIT OpenCourseWareUdacity e Khan Academy

Pode seguir os desenvolvimentos da Semana Europeia da Programação na ligação codeweek.eu. Veja o vídeo promocional: