Sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Guarda apresentam esta quarta-feira risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Guarda, Sabugal e Celorico da Beira (Guarda).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Vila Real, Viseu e Bragança estão também em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 30 incêndios, que foram combatidos por 676 bombeiros, com o apoio de 182 veículos.

O IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do início da manhã e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuviscos nas regiões do litoral oeste.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte de noroeste no litoral oeste, no barlavento algarvio e nas terras altas, em especial durante a tarde e com rajadas até 65 quilómetros/hora.

A temperatura mínima deverá registar uma pequena subida na região sul enquanto a máxima deverá descer no litoral centro e no sul.

Na Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, com aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte, mais prováveis para o final do dia e vento moderado, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado para a tarde e vento sudoeste moderado.

Em Lisboa, Coimbra, Braga e Vila Real prevê-se uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, em Faro 30º, em Castelo Branco, em Portalegre e Évora 29º, em Beja 31º, no Porto e em Viana do Castelo 22º, na Guarda 21º, em Bragança e Ponta Delgada 25º, em Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 26º.