A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta sexta-feira para o agravamento do perigo de incêndio florestal de domingo a terça-feira, devido ao aumento gradual da temperatura máxima, em especial no interior norte e centro do país.
A ANPC, que reuniu esta sexta-feira com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertou ainda para o vento do quadrante norte, com intensificação no período final de tarde, e para os valores de humidade relativa, abaixo dos 30 por cento no interior do país.
Face às condições atmosféricas previstas de domingo a terça-feira, a ANPC recomendou a observância das “das necessárias medidas de prevenção e precaução”.
A ANPC lembrou que, de acordo com as disposições legais, não é permitido “a realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos”.
Também é proibido “queimar matos cortados e amontoados, lançamento de balões co mecha acesa” e “fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais”.
De domingo a terça-feira, a previsão do IPMA para o interior norte e centro do país é de temperaturas máximas entre 27 e 33 graus.