O FBI está a investigar se a Rússia está ou não envolvida no ciberataque contra a JPMorgan Chase & Co (JPM). O caso não é isolado e há outros três bancos que terão sido alvo de ataques.

Segundo adianta a Bloomberg, duas pessoas familiarizadas com o caso reconheceram que o ataque ocorrido este mês foi realizado a partir da Rússia e suspeitam que tenham sido uma represália contra as sanções aplicadas pelo Ocidente, nomeadamente pelos Estados Unidos da América (EUA) — que atingem alguns bancos russos.

O ataque informático explorou uma vulnerabilidade que permitiu capturar gigabytes de dados. As autoridades estão a investigar se estes ataques estão relacionados com os ocorridos recentemente noutras instituições europeias.

Os piratas informáticos serviram-se de uma falha no software chamada “zero-day vulnerability”. Especialistas afirmam que os criminosos usaram técnicas muito elaboradas que lhes permitiram ultrapassar as fortes barreiras dos sistemas de segurança informática bancária, o que aumentam as suspeitas do envolvimento do Estado Russo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR