A Sony também aproveitou a IFA e não quis ficar atrás dos seus rivais, apresentando as novidades tecnológicas. Mantém-se a aposta na linha Xperia nos telemóveis e o reforço dos ‘wearables’ os produtos tecnológicos para utilizar como acessórios. Começou pelo lançamento na Europa de novos televisores 4K, modelos de 65 e 75 polegadas (S90B). Depois, duas novas câmaras da série QX, a QX-1 e QX-30. A QX-1 vai permitir ao consumidor a escolha da lente, e a QX-30 tem zoom óptico 30x.

E há mais novidades, porque a Sony quer manter-se na vanguarda da “música portátil” (onde foi pioneira). A evolução da música digital começa a caminhar para a alta resolução e são precisos novos aparelhos para acompanhar esta tendência: o NWZ-A15 é o novo walkman com som de alta resolução e deverá ser acompanhado por uns novos auscultadores à altura e a preços acessíveis.

A chegada dos “wearables” vai marcar o ano de 2015, e a Sony apresentou esta tarde dois novos modelos. Primeiro a SmartBand Talk, que mantém o registo do dia-a-dia, desde os passos que se dão e onde, e até a música que se ouve. Tem bateria para três dias, microfone e coluna — responde a comandos de voz. O segundo dispositivo foi o SmartWatch 3, construído em estreita colaboração com a Google e o primeiro desenhado especificamente para o sistema Android Wear. Tem bateria para dois dias, vem equipado com GPS, “lifeblog”, música e tal com a SmartBand, será à prova de água e responde a comandos de voz. Estes dispositivos serão postos no mercado ainda este ano e o preço não foi anunciado.

A Sony anunciou também a nova linha Xperia. O novo smartphone chama-se Z3, é muito fino e leve e estará disponível em branco, preto, bronze e verde prata. Promete dois dias de autonomia e será, diz a Sony, o smartphone no mercado mais resistente à água. Tem um novo ecrã X-Reality que oferece maior contraste e leitura em ambiente com muita luz. A câmara fotográfica terá 20.7 MP e uns espantosos 12800 ISO, bem como som de alta resolução. A tecnologia PS4 Remote Play vai também permitir a experiência imersiva dos jogos da consola no ecrã do smartphone.

Na prática, a Sony anunciou quatro novos modelos: o Xperia Z3 com 5.2 polegadas e o Xperia Z3 Compact com 4.6 polegadas, ambos com câmara de 20.7MP, o Xperia Z3 Tablet Compact e um modelo mais económico a que chamou Xperia E3. Todos estarão disponíveis este outono e preços ainda não foram anunciados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR