Mais de 200 pessoas morreram no Paquistão e no norte da Índia devido às chuvas torrenciais que causaram inundações, deslizamento de terras e provocaram o desmoronamento de várias habitações, segundo as autoridades dos dois países.

Militares e pessoal das equipas de emergência foram deslocados para as áreas afetadas e estão a ser usados barcos e helicópteros para tentar chegar as pessoas nas zonas inundadas.

No Paquistão morreram pelo menos 106 pessoas nos últimos três dias e milhares de casas ficaram danificadas, adiantaram as autoridades que colocaram quatro distritos do país em alerta vermelho por causa das chuvas.

Na vizinha Índia, as chuvas torrenciais e as inundações causaram mais de 100 mortos e deixaram milhares de pessoas isoladas.

A região mais atingida foi a província paquistanesa do Punjab, onde nos últimos dias se contam 55 mortos e 235 feridos por causa das chuvas e inundações.

Outras 48 pessoas terão morrido na região da Caxemira administrada pelo Paquistão, segundo a agência local de gestão de catástrofes.

As chuvas torrenciais causaram, em 2013, 178 mortos no Paquistão e afetaram mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o país.

As equipas de emergência estão a tentar acorrer às populações das aldeias montanhosas, onde os deslizamentos de terra terão afetado cerca de 4 mil casas, metade das quais ficaram completamente destruídas, segundo fontes oficiais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do lado indiano, na região de Caxemira morreram pelo menos 86 pessoas desde quinta-feira.

A maioria das principais estradas nesta região estão fechadas, as comunicações telefónicas e as ligações ferroviárias registam perturbações e várias pontes foram arrastadas pela corrente.

Pelo menos 27 cadáveres foram retirados de um rio na região montanhosa de Rajuri, sul de Caxemira.

As vítimas estavam entre os 60 passageiros de um autocarro que foi engolido pelas águas na quinta-feira. Pelo menos 36 pessoas continuam desaparecidas.

Outras 48 pessoas morreram em incidentes relacionados com as chuvas em Jamu, na mesma zona de Caxemira, e mais 11 morreram no vale de Caxemira quando as equipas de socorro tentavam retirar milhares de pessoas isoladas pelas chuvas em zonas mais elevadas.

No estado indiano de Punjab, pelo menos 21 pessoas morreram em resultado de deslizamentos de terras.