O aeroporto de Luton, um dos cinco que servem Londres, foi evacuado esta tarde depois de ter sido descoberto um pacote suspeito na zona de controlo de segurança de passageiros, anunciou uma porta-voz do aeroporto. Quatro horas depois, a BBC noticiou que o aeroporto deu início à reabertura das portas, depois de o exército ter eliminado o pacote suspeito com recurso a explosões controladas.

A retirada de passageiros e de trabalhadores do interior do aeroporto foi decidida “depois de um pacote suspeito ter sido descoberto na zona em que os passageiros são revistados”, referiu a porta-voz, citada pela agência France Presse.

Todos os voos, de destino ou de partida, foram suspensos e a estrada que dá acesso ao aeroporto foi fechada, acrescenta o Telegraph. “A decisão foi tomada em conjunto com a polícia para garantir a segurança das pessoas”, disse a porta-voz, acrescentando que os passageiros foram aconselhados a contactar a sua companhia aérea para monitorizar o estado dos seus voos, que terão de ser adiados.

De acordo com a imprensa britânica, o aeroporto foi evacuado ao mesmo tempo que o pacote suspeito era examinado, pelo que não se conhecem mais detalhes sobre o conteúdo do item.

As reações dos passageiros começaram no Twitter, com alguns a falar num cenário de “caos” no aeroporto. “Há alarmes a dizer para ficarmos, outros a dizer para sairmos”, descreveu o passageiro Paul Green.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR