Será um regresso a casa: Jorge Sampaio vai ser o convidado principal do segundo dia de debate do Grupo de Arraiolos, que junta todos os anos os chefes de Estado nove países da União Europeia – uma iniciativa de que Sampaio foi fundador em 2003, quando ainda era Presidente da República.

A convite de Cavaco Silva, Sampaio fará uma intervenção sobre imigração, um assunto caro ao ex-PR, que foi já Alto Representante da Aliança das Civilizações, e que tem investido esforço na integração de jovens universitários sírios que ele próprio trouxe para Portugal (como aqui o próprio anotou esta segunda-feira, num depoimento ao Observador). Desde o início do seu mandato que Cavaco Silva tem convidado Jorge Sampaio para algumas ações de representação externa do país, como aconteceu na posse do chefe de Estado da Costa Rica, Oscar Arias, em maio de 2006. Nestes nove anos de mandato, várias vezes tem convidado outros chefes de Estado em missões semelhantes opu para visitas oficiais a países lusófonos.

Na nota publicada no site da Presidência, a Casa Civil anota que os temas do encontro passarão ainda pela Energia e pela Inovação, matérias sensíveis na discussão europeia da atualidade. A reunião deste ano está marcada para Braga, nos dias 29 e 30 de setembro, com visita marcada ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia que, justifica a Presidência, “desenvolve parcerias com a indústria e instituições académicas e promove a transferência de conhecimento gerador de valor económico e emprego”.

O Grupo de Arraiolos é composto pelos chefes de Estado de Portugal, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia e Polónia. Sendo este ano se juntam aos presentes a Bulgária e a Estónia, como convidados especiais.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR