A central nuclear de Sendai transformou-se hoje na primeira unidade do Japão a cumprir as novas normativas de segurança impostas após o acidente na central de Fukushima, em 2011, o que permitirá a sua reativação nos próximo meses.

A Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) informou hoje que se considerou, por unanimidade, que os reatores de Sendai, na ilha de Kyushu, no sudoeste, cumprem as novas regulações em matéria de segurança.

Tal representa um novo passo rumo à ativação de centrais nucleares no Japão, cujos 48 reatores de utilização comercial estão atualmente paralisados, uma vez que a NRA não autoriza a retoma de operações enquanto não forem cumpridas as novas regras.

Contudo, as duas unidades de Sendai não poderão ser reativadas pelo menos até dezembro, porque a proprietária e operadora — a Kyushu Electric Power — carece ainda de completar alguns trâmites com o regulador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, segundo vários especialistas, a reativação deverá demorar ainda mais tempo por causa da oposição que ainda manifestam os municípios que se localizam perto da central.

A Kyushu Electric Power comprometeu-se a chegar a um entendimento com a população antes de ‘ligar’ os dois reatores da central.

A central de Sendai foi a primeira a apresentar ao regulador as medidas adicionais prescritas no novo quadro mais restrito em matéria de segurança, as quais visam reduzir o impacto de sismos e tsunamis nos reatores.

No total, foi pedida a reativação de 20 reatores nucleares em dez centrais localizadas em diferentes pontos do país.

O Governo conservador do primeiro-ministro Shinzo Abe tem defendido ativamente a reativação das centrais nucleares face ao aumento dos custos de produção de eletricidade através de centrais térmicas para compensar a ausência.