Rádio Observador

Liberdade Religiosa

Ataques antissemitas quase duplicaram em França até julho

O país que tem a terceira maior comunidade judaica do mundo tem sido palco de ataques antissemitas que têm cada vez uma maior adesão.

Os ataques quase duplicaram desde o ano anterior

STEFAN PUCHNER/EPA

O número de ataques antissemitas em França quase duplicou nos primeiros sete meses do ano, disse hoje o principal grupo judaico do país.

Até julho, foram registados 529 atos (ações ou ameaças) contra 276 nos primeiros sete meses de 2013, disse o Conselho Representativo das Instituições Judaicas de França (CRIF), citando os números compilados pelo serviço de proteção da comunidade judaica a partir de dados recolhidos pelo Ministério do Interior francês.

“Esses atos, pela sua importância e sobretudo pela sua violência, agravam o crescente mal-estar que oprime os judeus na França a cada dia e que ofusca o futuro”, comentou o CRIF em comunicado.

Esses atos antissemitas incluem, entre outros, ameaças, atentados ou tentativas de atentado, fogo posto e vandalismo.

Segundo o CRIF, ainda mais preocupante é o aparecimento de novas formas de violência contra os judeus — incluindo ataques perpetrados por grupos organizados visando sinagogas, bem como atos de vandalismo contra negócios judeus e “atentados terroristas”.

Existem entre 500 mil e 600 mil judeus em França, a terceira maior população judaica no mundo, a seguir a Israel e aos Estados Unidos.

 

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Terrorismo

Cristianofobia: um novo holocausto? /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
5.417

Em 2018, foram mortos 4.305 fiéis e detidos 3.125 cristãos;1.847 igrejas e edifícios cristãos foram destruídos, incendiados ou vandalizados por ódio à fé em Cristo.

Cristianismo

A Ucrânia e os valores cristãos da Europa

Pavlo Klimkin
373

Na Rússia ortodoxa nunca houve liberdade, democracia, abertura, nem tolerância como valores. Portanto, a Rússia não pertence à civilização da Europa, apesar de todas as semelhanças externas. 

Liberdade Religiosa

Os mártires de Tibhirine /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
392

Hoje são beatificados, na Argélia, dezanove novos mártires, entre os quais os sete monges de Tibhirine, que foram argumento do filme ‘Dos homens e dos deuses’.

Liberdade Religiosa

Asia Bibi: ela sim! /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
947

Portugal não pode ser insensível a este drama humanitário: mais do que uma questão religiosa, é um caso de justiça e de respeito pelos mais elementares direitos humanos.

Politicamente Correto

Os filhos do Vasco Granja /premium

Helena Matos
463

O reitor proibiu a carne de vaca. Os alunos se pudessem proibiam toda a carne. Em Portugal, eles são os filhos e netos do Vasco Granja. Gerações que, entre muita animação, estão a impor uma ditadura.

Turismo

A turistificação da economia algarvia

António Covas

Não é tarefa fácil falar de diversificação da base económica regional quando a atividade turística é aquela que remunera mais rapidamente as pequenas poupanças e os pequenos investimentos realizados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)