O vídeo foi colocado ontem pela campanha de António José Seguro e já tinha, às 10h00 de domingo, mais de cinco mil visualizações, mais polegares para baixo do que para cima, e seis comentários críticos. Chama-se “Está na altura de virar a página rumo ao Socialismo das Pessoas” e é, num registo muito americano, uma provocação clara aos ‘costistas’.

Com uma música melancólica e imagem a preto e branco, o vídeo começa com um homem a pôr terra num vaso e a plantar uma semente. Aos poucos, pacientemente, o homem (cuja cara não aparece, mas querendo assemelhar-se a de Seguro) vai regando a terra e vendo a semente despontar. A primeira cor aparece quando se percebe que a flor nasceu — e a cor está apenas nela.

É quando a flor já está viva, aberta, que aparece outro homem. De novo, não se vê a cara, mas de aspeto diferente, a lembrar António Costa. Dirige-se ao vaso, pega no alicate e corta a flor, pondo-a sem contemplações na lapela do seu casaco. O outro aparece e abre os braços, como que questionando o ato. Segue-se uma pergunta no ecrã e uma voz que a reproduz: “Gostou do que viu?”. E outra: “Está disposto a apoiar um projeto que começa assim?”.

Depois vem a cor, com as imagens da campanha de Seguro. Começa com uma resposta: “Se não gostou, está na altura de virar a página, deixar o socialismo da lapela e avançar pelo futuro”. E mais: “Rumo ao socialismo das pessoas, rumo ao socialismo de todas as pessoas”.

Seguro tem acusado António Costa de deslealdade, apresentando-se como adversário quando o PS já venceu duas eleições (autárquicas e legislativas) e três anos depois de ele, Seguro, ter encontrado um partido marcado pela governação de Sócrates e o memorando da troika. Costa tem respondido com o maus resultado das europeias, que – disse no debate de terça-feira – deixam o PS muito longe da maioria absoluta.

A campanha das primárias já começou formalmente, com uma boa notícia: entre militantes e simpatizantes, estão inscritas mais de 240 mil pessoas.

N.R. Esta notícia foi corrigida depois de os leitores terem alertado para dois erros. Obrigado a todos.