454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crise no PS

António Costa

114 dias depois e tudo muda no PS

Em julho havia insultos e acusações, gritaria e radicalização. Hoje, os socialistas voltam a reunir a comissão nacional e prometem uma reunião tranquila. Seguristas não querem levantar problemas.
PS

Ferro Rodrigues é o novo líder parlamentar do PS

Depois da demissão de Alberto Martins da liderança da bancada do PS, António Costa fez convite a Ferro, ex-líder do partido. O convite já terá sido aceite.
Primárias No PS

Os conselheiros de Seguro e Costa

Nos quatro longos meses de campanha eleitoral interna do PS, os dois candidatos escolheram a tropa. Seguro manteve a direção do partido (quase) unida e Costa recrutou no Parlamento.
Primárias No PS

Costa: mais à esquerda que Tsipras e que Hollande

Mais à esquerda, menos autoritário. Há um ano, o Observador pediu a Costa que respondesse ao questionário do "Political Compass". Os resultados são hoje ainda mais relevantes.
Primárias No PS

Seguro e Costa disputam últimos votos no Porto

O tudo por tudo na luta pelas primárias vai ser no Porto. Os Antónios vão fechar a campanha interna com comícios em Porto e Gaia para convencerem a maior distrital do partido. Não há dia de reflexão.
Primárias No PS

"Emotivo", "transparente", "formal". Seguro?

Seguro entrou cedo na política e quis fazer tudo "certinho" para um dia chegar a primeiro-ministro. Os amigos dizem que ele é "emotivo", "transparente", "trabalhador" e "muito da terra".
Crise no PS

Portas manda CDS ficar calado sobre a luta no PS

O líder centrista e vice-primeiro-ministro deu ordem de silêncio ao partido. Até que o PS resolva o problema da liderança, no CDS não há comentários sobre a luta interna do PS.
Crise no PS

O que Costa e Seguro ainda não explicaram

O Observador desafiou dois seguristas e dois costistas a fazerem perguntas ao outro lado da barricada. Ainda há dúvidas por esclarecer quando falta uma semana para as eleições.
Primárias No PS

Comissão Política discutirá redução de deputados

Alberto Martins enfrentou em reunião do grupo parlamentar do PS a fúria dos costistas, que acusam direção de "ludibriar a opinião pública". Proposta vai ser agora discutida em Comissão Política.
Primárias No PS

Seguro provoca Costa com vídeo no YouTube

Um homem cultiva pacientemente uma flor. Outro aparece, quando ela cresceu. Corta-a e pôe-a na lapela. "Está disposto a apoiar um projeto que começa assim". O vídeo no YouTube já irrita os costistas.
Primárias No PS

Coelho surpreendido com número de simpatizantes

O presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou hoje que o número de simpatizantes inscritos atingirá os 150 mil.
Primárias No PS

As 6 medidas e meia novas de Seguro (versão Costa)

António Costa acusou Seguro de apenas apresentar seis medidas e meia novas e relação a programas eleitorais antigos. O Observador foi saber quais são. E obter a reacção da direção.
Primárias No PS

Judite modera primeiro debate e dita as regras

Costa e Seguro não sabem quais os temas que vão debater no debate desta noite na TVI. O tópicos de discussão ficam ao critério da jornalista Judite Sousa, que vai moderar o confronto.
Primárias No PS

Oito Retificativos provam que Governo falhou

António Costa considerou na quinta-feira que os oito orçamentos retificativos que o Governo apresentou são "falhanços", acrescentando que a dívida é hoje maior do que no início da crise.
Eleições Primárias

O bombeiro e o pescador: os notáveis de Seguro

Para a candidatura de António José Seguro, os notáveis são "todos os portugueses". Em campanha para as primárias, Seguro divulga vídeos: o último foi um pescador de Caxinas.
Crise no PS

Seguro insiste em alterações à lei eleitoral

O secretário-geral do PS defendeu este domingo na Guarda a alteração do atual sistema eleitoral, para permitir a escolha direta dos candidatos a deputados.
Eleições Primárias

Seguro quer que Costa deixe de ser comentador 

Candidatura de António José Seguro entende que presença de Costa na Quadratura do Círculo, na SICN, pode desequilibrar a campanha das primárias.
Primárias No PS

Finalmente há debates no PS... de 35 minutos

Os dois candidatos às eleições primárias do PS já (quase) fecharam o acordo para fazerem três debates. Saiba em que dias pode ver o confronto entre os dois socialistas.
Crise no PS

Seguro e Costa nem para debates se entendem

Os dois candidatos às eleições primárias do PS ainda não chegaram a acordo para debates nas televisões. Seguro voltou a acusar Costa de "fugir" ao confronto de ideias.
Lisboa

Nova guerra entre Seguro e Costa em Lisboa

António Galamba acusa direção da Federação de Lisboa de engendrar um "golpe de secretaria" para impedir candidaturas alternativas ao Congresso do próximo dia 5 de setembro.
Crise no PS

Costa diz que o seu adversário é Rui Rio

O presidente da Câmara de Lisboa diz que a política portuguesa precisa de novos protagonistas à esquerda e à direita e crítica a campanha "lamentável e repugnante" do PS contra si.
Primárias No PS

Costa diz que não precisa de "ressuscitar mortos"

Adversário de Seguro, António Costa sai ao ataque e, numa entrevista ao Expresso, critica os que andam a "comprar votos ou ressuscitar mortos" para conseguirem votos.
Primárias No PS

Costa quer punições nas inscrições fantasma

O candidato às primárias do PS António Costa exigiu que as irregularidades nas eleições para a Federação Distrital de Braga, como a inscrição de falecidos, sejam "rapidamente esclarecidas".
Crise no PS

Quotas pagas a mortos, acamados e emigrantes

Congresso do PS Braga está marcado para o dia 6, mas as irregularidades ameaçam o processo: há quotas pagas a mortos e a pessoas acamadas para que possam votar. E alguns a dizer que não pagaram nada.
Primárias No PS

PS conseguirá mobilizar 600 mil pessoas?

Entre militantes e apoiantes, já podem votar nas primárias do PS 123.500 pessoas. Eleições com possibilidade de serem mais concorridas que as últimas diretas, mas longe de exemplos europeus.
Crise no PS

Seguro promete referendo sobre coligações

António José Seguro apresentou esta quinta-feira a moção às primárias e diz que vai fazer acordos para Governo se não tiver maioria. Só não explica com quem. Líder do PS quer novo tratado europeu.
Crise no PS

Duelos de Costa e Seguro serão em canal aberto

Os canais generalistas de televisão já formalizaram o convite para realizarem os debates entre os candidatos às eleições primárias de 28 de setembro. Jorge Coelho diz que falta apenas agendar datas.
Crise no PS

"Há mais energia no combate a mim do que a Passos"

António Costa diz que o objetivo é diferenciar-se do Governo e não do PS. Na apresentação da moção às primárias, disse que o PS "não deve ter medo de compromissos" e não excluiu alianças à direita.
Crise no PS

António Costa quer ser o homem invisível?

Talvez seja altura de Costa ser mais visível, de dizer ao vem, de não desconfiar do escrutínio jornalístico, de se preparar, no fundo, para ser escrutinado e não apenas para ser levado em ombros
Crise no PS

Costa tem dúvidas sobre resolução do BES

O autarca lisboeta diz que quem vai pagar o empréstimo ao Novo Banco são os "contribuintes" e que esta "não é uma solução mágica". Acusa ainda Seguro de não ter "uma visão estratégica" para o país.
Crise no PS

O PS não se livra do PS

Vagos nos compromissos, precipitados nas acusações e reféns da ambição, Costa e Seguro são um só. Duas faces da mesma moeda. E de um mesmo partido. Assim, ganhe quem ganhar, o PS ficará na mesma.
Crise no PS

Mandatário de Seguro fala em "golpe palaciano"

Manuel Machado, mandatário nacional de António José Seguro, acusou António Costa de ter desferido um "golpe palaciano" na atual liderança, um "passo perigoso" para a democracia
Crise no PS

Seguro: "O caráter político é muito importante"

Antes da crise interna "o PS tinha todas as condições para obter maioria absoluta", diz Seguro. Em entrevista ao Público, antecipa que Costa não fará parte do Governo. E explica as críticas pessoais.
Lisboa

"Onde para o Costa?"

O PSD Lisboa criou um site para fiscalizar Costa. Permite denunciar os buracos na cidade e, com humor à mistura, saber onde anda o autarca. Santana Lopes escreve sobre o trânsito e a limpeza.
Crise no PS

Lello desafia Seguro a fazer queixas na Justiça

Apoiante de Costa reage a entrevista à Visão, dizendo que Seguro faz "discurso panfletário" sobre corrupção porque está "acossado" e "em pânico" de perder as primárias.
Crise no PS

Surpresa! A personalidade do político conta

Com Sócrates não podíamos julgar a pessoa, com Costa devemos julgar a pessoa. Ignoremos a incoerência socialista e festejemos que tenham finalmente chegado à boa conclusão: a personalidade conta
Crise no PS

Costa espera gastar 163 mil euros

O autarca formalizou esta tarde a candidatura às primárias do PS. O mandatário, Carlos César, diz que no máximo, António Costa espera gastar 163 mil euros de orçamento.
Crise no PS

O partido do líder

O desmoronar dos velhos partidos sem respostas perante a crise global e perante a crise da representação democrática não é fortuito
Crise no PS

"É impensável" silêncio de Costa sobre dívida

O candidato às primárias do PS António José Seguro criticou o seu adversário, António Costa, por não ter "uma resposta concreta" para as questões da dívida pública.
Crise no PS

Costa pede maioria absoluta para governar Portugal

António Costa tem definida a estratégia para bater Seguro: colar o líder socialista à direita e ao Governo e colocar-se como o defensor da esquerda.
Crise no PS

Seguro em hangout: "A mobilidade é ótima"

Seguro falou durante hora e meia com um grupo de portugueses numa conversa a imitar Obama na internet. Passou a mensagem a cada um dos participantes de que quer "pôr a economia a crescer".
Crise no PS

Convenção sem dívida, mas com ataques a Seguro

O mandatário nacional de António Costa às primárias socialistas criticou António José Seguro por comunicar como se os portugueses fossem um "auditório infantil" ou um "clube de fãs".
Crise no PS

"O princípio e fim dos problemas não são o défice"

António Costa defendeu que para que exista consolidação orçamental sustentada é preciso resolver os problemas estruturais do país.
Crise no PS

Seguro não quer ter "um Governo de turno"

O candidato às primárias do PS António José Seguro disse não se lembrar de uma "preparação de programa político tão atempadamente" como aquele que protagoniza, pois "não quer ser um Governo de turno".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.