Crise no PS
António Costa

114 dias depois e tudo muda no PS

175
Em julho havia insultos e acusações, gritaria e radicalização. Hoje, os socialistas voltam a reunir a comissão nacional e prometem uma reunião tranquila. Seguristas não querem levantar problemas.
PS

Ferro Rodrigues é o novo líder parlamentar do PS

1083
Depois da demissão de Alberto Martins da liderança da bancada do PS, António Costa fez convite a Ferro, ex-líder do partido. O convite já terá sido aceite.
Primárias No PS

Os conselheiros de Seguro e Costa

Nos quatro longos meses de campanha eleitoral interna do PS, os dois candidatos escolheram a tropa. Seguro manteve a direção do partido (quase) unida e Costa recrutou no Parlamento.
Primárias No PS

Costa: mais à esquerda que Tsipras e que Hollande

554
Mais à esquerda, menos autoritário. Há um ano, o Observador pediu a Costa que respondesse ao questionário do "Political Compass". Os resultados são hoje ainda mais relevantes.
Primárias No PS

Seguro e Costa disputam últimos votos no Porto

O tudo por tudo na luta pelas primárias vai ser no Porto. Os Antónios vão fechar a campanha interna com comícios em Porto e Gaia para convencerem a maior distrital do partido. Não há dia de reflexão.
Primárias No PS

"Emotivo", "transparente", "formal". Seguro?

279
Seguro entrou cedo na política e quis fazer tudo "certinho" para um dia chegar a primeiro-ministro. Os amigos dizem que ele é "emotivo", "transparente", "trabalhador" e "muito da terra".
Crise no PS

Portas manda CDS ficar calado sobre a luta no PS

O líder centrista e vice-primeiro-ministro deu ordem de silêncio ao partido. Até que o PS resolva o problema da liderança, no CDS não há comentários sobre a luta interna do PS.
Crise no PS

O que Costa e Seguro ainda não explicaram

O Observador desafiou dois seguristas e dois costistas a fazerem perguntas ao outro lado da barricada. Ainda há dúvidas por esclarecer quando falta uma semana para as eleições.
Primárias No PS

Comissão Política discutirá redução de deputados

Alberto Martins enfrentou em reunião do grupo parlamentar do PS a fúria dos costistas, que acusam direção de "ludibriar a opinião pública". Proposta vai ser agora discutida em Comissão Política.
Primárias No PS

Seguro provoca Costa com vídeo no YouTube

681
Um homem cultiva pacientemente uma flor. Outro aparece, quando ela cresceu. Corta-a e pôe-a na lapela. "Está disposto a apoiar um projeto que começa assim". O vídeo no YouTube já irrita os costistas.
Primárias No PS

Coelho surpreendido com número de simpatizantes

O presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou hoje que o número de simpatizantes inscritos atingirá os 150 mil.
Primárias No PS

As 6 medidas e meia novas de Seguro (versão Costa)

António Costa acusou Seguro de apenas apresentar seis medidas e meia novas e relação a programas eleitorais antigos. O Observador foi saber quais são. E obter a reacção da direção.
Primárias No PS

Judite modera primeiro debate e dita as regras

Costa e Seguro não sabem quais os temas que vão debater no debate desta noite na TVI. O tópicos de discussão ficam ao critério da jornalista Judite Sousa, que vai moderar o confronto.
Primárias No PS

Oito Retificativos provam que Governo falhou

António Costa considerou na quinta-feira que os oito orçamentos retificativos que o Governo apresentou são "falhanços", acrescentando que a dívida é hoje maior do que no início da crise.
Eleições Primárias

O bombeiro e o pescador: os notáveis de Seguro

Para a candidatura de António José Seguro, os notáveis são "todos os portugueses". Em campanha para as primárias, Seguro divulga vídeos: o último foi um pescador de Caxinas.
Crise no PS

Seguro insiste em alterações à lei eleitoral

O secretário-geral do PS defendeu este domingo na Guarda a alteração do atual sistema eleitoral, para permitir a escolha direta dos candidatos a deputados.
Eleições Primárias

Seguro quer que Costa deixe de ser comentador 

463
Candidatura de António José Seguro entende que presença de Costa na Quadratura do Círculo, na SICN, pode desequilibrar a campanha das primárias.
Primárias No PS

Finalmente há debates no PS... de 35 minutos

Os dois candidatos às eleições primárias do PS já (quase) fecharam o acordo para fazerem três debates. Saiba em que dias pode ver o confronto entre os dois socialistas.
Crise no PS

Seguro e Costa nem para debates se entendem

Os dois candidatos às eleições primárias do PS ainda não chegaram a acordo para debates nas televisões. Seguro voltou a acusar Costa de "fugir" ao confronto de ideias.
Lisboa

Nova guerra entre Seguro e Costa em Lisboa

189
António Galamba acusa direção da Federação de Lisboa de engendrar um "golpe de secretaria" para impedir candidaturas alternativas ao Congresso do próximo dia 5 de setembro.
Crise no PS

Costa diz que o seu adversário é Rui Rio

436
O presidente da Câmara de Lisboa diz que a política portuguesa precisa de novos protagonistas à esquerda e à direita e crítica a campanha "lamentável e repugnante" do PS contra si.
Primárias No PS

Costa diz que não precisa de "ressuscitar mortos"

144
Adversário de Seguro, António Costa sai ao ataque e, numa entrevista ao Expresso, critica os que andam a "comprar votos ou ressuscitar mortos" para conseguirem votos.
Primárias No PS

Costa quer punições nas inscrições fantasma

O candidato às primárias do PS António Costa exigiu que as irregularidades nas eleições para a Federação Distrital de Braga, como a inscrição de falecidos, sejam "rapidamente esclarecidas".
Crise no PS

Quotas pagas a mortos, acamados e emigrantes

568
Congresso do PS Braga está marcado para o dia 6, mas as irregularidades ameaçam o processo: há quotas pagas a mortos e a pessoas acamadas para que possam votar. E alguns a dizer que não pagaram nada.
Primárias No PS

PS conseguirá mobilizar 600 mil pessoas?

Entre militantes e apoiantes, já podem votar nas primárias do PS 123.500 pessoas. Eleições com possibilidade de serem mais concorridas que as últimas diretas, mas longe de exemplos europeus.
Crise no PS

Seguro promete referendo sobre coligações

428
António José Seguro apresentou esta quinta-feira a moção às primárias e diz que vai fazer acordos para Governo se não tiver maioria. Só não explica com quem. Líder do PS quer novo tratado europeu.
Crise no PS

Duelos de Costa e Seguro serão em canal aberto

Os canais generalistas de televisão já formalizaram o convite para realizarem os debates entre os candidatos às eleições primárias de 28 de setembro. Jorge Coelho diz que falta apenas agendar datas.
Crise no PS

"Há mais energia no combate a mim do que a Passos"

548
António Costa diz que o objetivo é diferenciar-se do Governo e não do PS. Na apresentação da moção às primárias, disse que o PS "não deve ter medo de compromissos" e não excluiu alianças à direita.
Crise no PS

António Costa quer ser o homem invisível?

1135
Talvez seja altura de Costa ser mais visível, de dizer ao vem, de não desconfiar do escrutínio jornalístico, de se preparar, no fundo, para ser escrutinado e não apenas para ser levado em ombros
Crise no PS

Costa tem dúvidas sobre resolução do BES

215
O autarca lisboeta diz que quem vai pagar o empréstimo ao Novo Banco são os "contribuintes" e que esta "não é uma solução mágica". Acusa ainda Seguro de não ter "uma visão estratégica" para o país.
Crise no PS

O PS não se livra do PS

121
Vagos nos compromissos, precipitados nas acusações e reféns da ambição, Costa e Seguro são um só. Duas faces da mesma moeda. E de um mesmo partido. Assim, ganhe quem ganhar, o PS ficará na mesma.
Crise no PS

Mandatário de Seguro fala em "golpe palaciano"

Manuel Machado, mandatário nacional de António José Seguro, acusou António Costa de ter desferido um "golpe palaciano" na atual liderança, um "passo perigoso" para a democracia
Crise no PS

Seguro: "O caráter político é muito importante"

Antes da crise interna "o PS tinha todas as condições para obter maioria absoluta", diz Seguro. Em entrevista ao Público, antecipa que Costa não fará parte do Governo. E explica as críticas pessoais.
Lisboa

"Onde para o Costa?"

211
O PSD Lisboa criou um site para fiscalizar Costa. Permite denunciar os buracos na cidade e, com humor à mistura, saber onde anda o autarca. Santana Lopes escreve sobre o trânsito e a limpeza.
Crise no PS

Lello desafia Seguro a fazer queixas na Justiça

113
Apoiante de Costa reage a entrevista à Visão, dizendo que Seguro faz "discurso panfletário" sobre corrupção porque está "acossado" e "em pânico" de perder as primárias.
Crise no PS

Surpresa! A personalidade do político conta

136
Com Sócrates não podíamos julgar a pessoa, com Costa devemos julgar a pessoa. Ignoremos a incoerência socialista e festejemos que tenham finalmente chegado à boa conclusão: a personalidade conta
Crise no PS

Costa espera gastar 163 mil euros

O autarca formalizou esta tarde a candidatura às primárias do PS. O mandatário, Carlos César, diz que no máximo, António Costa espera gastar 163 mil euros de orçamento.
Crise no PS

O partido do líder

O desmoronar dos velhos partidos sem respostas perante a crise global e perante a crise da representação democrática não é fortuito
Crise no PS

"É impensável" silêncio de Costa sobre dívida

O candidato às primárias do PS António José Seguro criticou o seu adversário, António Costa, por não ter "uma resposta concreta" para as questões da dívida pública.
Crise no PS

Costa pede maioria absoluta para governar Portugal

António Costa tem definida a estratégia para bater Seguro: colar o líder socialista à direita e ao Governo e colocar-se como o defensor da esquerda.
Crise no PS

Seguro em hangout: "A mobilidade é ótima"

Seguro falou durante hora e meia com um grupo de portugueses numa conversa a imitar Obama na internet. Passou a mensagem a cada um dos participantes de que quer "pôr a economia a crescer".
Crise no PS

Convenção sem dívida, mas com ataques a Seguro

O mandatário nacional de António Costa às primárias socialistas criticou António José Seguro por comunicar como se os portugueses fossem um "auditório infantil" ou um "clube de fãs".
Crise no PS

"O princípio e fim dos problemas não são o défice"

151
António Costa defendeu que para que exista consolidação orçamental sustentada é preciso resolver os problemas estruturais do país.
Crise no PS

Seguro não quer ter "um Governo de turno"

O candidato às primárias do PS António José Seguro disse não se lembrar de uma "preparação de programa político tão atempadamente" como aquele que protagoniza, pois "não quer ser um Governo de turno".
Governo

Seguro ataca Passos com consolidação das contas

O secretário-geral do PS acusou o primeiro-ministro de nunca cumprir as metas do défice e de não conhecer outra forma de consolidar as contas públicas sem ser à custa de cortes nos salários e pensões.
Crise no PS

Carlos César é mandatário de Costa

De acordo com o regulamento das eleições primárias do PS, as candidaturas são apresentadas "com indicação do respetivo mandatário" (no caso de António Costa é Carlos César) até ao dia 14 de agosto.
Crise no PS

Seguro contra "a corte de iluminados em Lisboa"

Seguro cumpriu três anos de liderança no PS lembrando que durante esse tempo nunca prometeu nada que não tivesse a certeza de que poderia cumprir. E critica "a corte de iluminados" de Lisboa.
Crise no PS

A política segundo António Costa

401
Costa espera fazer recolher ao redil o PSD anti-passista e o PS socrático, responsáveis pela maior parte do clamor mediático dos últimos tempos. O regime voltará, finalmente, a cheirar a consenso.
Crise no PS

Tem dúvidas sobre as primárias? Telefone

O PS disponibilizou uma linha de apoio para as eleições primárias. O Observador ligou e tirou algumas dúvidas. Até ao momento, inscreveram-se mais de 18 mil simpatizantes.
Crise no PS

António Costa: falar de finanças fica para depois

1069
O candidato às primárias do PS apresentou as linhas da agenda para a década. De fora ficam temas como a consolidação orçamental, incluindo a sua posição sobre a dívida, e as questões europeias.
PS

Vídeo: O dia em que Seguro se rendeu aos ferrinhos

392
O secretário-geral do PS esteve em Coimbra e juntou-se por minutos a um grupo de cantares. Veja o vídeo.
PS

Sócrates não quer "caciquismo" nas primárias

O ex-primeiro-ministro diz que processo das primárias ficou melhor com Jorge Coelho, mas teme fraudes e caciquismo. O socialista alerta que país precisa de "uma liderança corajosa"
António Costa

Os socialistas, os mercados e a dívida

170
Se António Costa for eleito líder do PS e os socialistas ganharem as eleições em 2015, menos de um ano depois teremos um novo programa de resgate e a “troika” de volta a Portugal.
Crise no PS

Candidatura a Presidente "não se faz no partido"

Seguro respondeu ao apoio de Costa a Guterres e disse que as candidaturas às presidenciais não se fazem no interior do partido, mas que são os candidatos a apresentarem-se.
Crise no PS

Costa desloca-se em carros emprestados

A campanha de António Costa respondeu às questões sobre financiamento: a construção do site, as deslocações e a logística são feitas à base de voluntariado.
António Costa

Guterres será "o melhor candidato" para a esquerda

Um "debate entre dois camaradas". É assim que António Costa vê as primárias no PS, admitindo mesmo que Seguro entre nas listas às legislativas no próximo ano. Guterres em Belém? "Um privilégio".
Crise no PS

Coelho já recebeu acusação de clientelismo na CML

239
A guerra está feia dentro do PS. Apoiante de Seguro mandou denúncia sobre compra de votos na CML. Jorge Coelho já recebeu.
Crise no PS

Alegre "desconfortável" com expulsão em Coimbra

Cristina Martins, que denunciou militantes fantasma nas listas do PS, foi expulsa do partido e Alegre lamenta expulsão de "militante exemplar". Militantes pedem suspensão das eleições em Coimbra.
Crise no PS

Gastos na pré-campanha eleitoral sem limites

Em 48 horas, 9 mil pessoas inscreveram-se para votar nas primárias do PS. Direção já falou com Jorge Coelho sobre dinheiros da campanha mas o presidente da comissão eleitoral diz que ainda há tempo.
Crise no PS

Mais de 3 mil simpatizantes em 18 horas

Desde o momento em que as inscrições foram abertas, inscreveram-se online mais de 3000 simpatizantes e foram registados mais de 800 pedidos de esclarecimento. As inscrições acabam dia 12 de setembro.
Crise no PS

Dia 1 das primárias. Antónios falam ao mesmo tempo

António Costa no Rato. António José Seguro no Parlamento. No arranque das primárias, os dois candidatos falam ao mesmo tempo. E não concordam só no horário, dizem estar satisfeitos ou sensibilizados.
Crise no PS

Já se pode inscrever para votar nas primárias

178
O site de divulgação das eleições primárias do PS ficou disponível à meia-noite. Os simpatizantes podem inscrever-se entre os dias 15 de julho e 12 de setembro.
António Costa

António Costa ataca economia especulativa

O dirigente socialista António Costa fez, perante 280 sindicalistas, um duro ataque à economia financeira especulativa, à política do atual Governo.
Crise no PS

PS não sabe como fiscalizar contas das primárias

Jorge Coelho está a falar com a Entidade das Contas para saber como é possível fiscalizar as contas das eleições primárias no PS. Inscrições começam esta terça-feira.
Crise no PS

Alegre apela a participação nas primárias

Movimento de Intervenção e Cidadania apela à participação nas eleições primárias do PS, alegando que deste ato eleitoral depende a escolha do futuro Governo.
Crise no PS

Não, a culpa não é do Costa

1019
A culpa das sondagens é da burguesia. É de o PS ser hoje um partido burguês que vê o mundo e os eleitores do interior da sua redoma de altos quadros da administração, dos institutos, das fundações
Crise no PS

Seguro: PS devia estar apenas a combater o Governo

O secretário-geral do PS, António José Seguro, considera que o PS devia estar "exclusivamente" concentrado no combate ao "pior" Governo que já houve em Portugal.
Crise no PS

Costa: sondagem revela necessidade de mudança

O presidente da Câmara de Lisboa reforça a disputa pela liderança do partido depois do resultado da sondagem do Correio da Manhã que mostra a descida do PS.
Crise no PS

Seguro volta a culpar Costa por queda em sondagens

Questionado sobre a situação no Banco Espírito Santo, António José Seguro respondeu que a sua preocupação é evitar "que existam mais surpresas como aconteceu com o BPN e com o BPP".
Crise no PS

Costa junta apoiantes em convenção dia 26 

138
António Costa apelou ainda à mobilização de militantes e apoiantes para o processo de inscrição de simpatizantes, que arranca terça-feira, para as primárias de setembro.
Crise no PS

Candidatura de Seguro entrega queixa contra Costa

João Proença anunciou a apresentação de um protesto na comissão eleitoral das primárias por um membro de uma junta de Lisboa, apoiante de Costa, já estar a promover inscrições de simpatizantes.
Crise no PS

Renegociar ou reestruturar "são a mesma coisa"

António José Seguro prefere falar em "renegociar" distanciando-se do BE que fala em "reestruturar". Pedro Nuno Santos, apoiante de Costa, responde indiretamente: "Não há diferenças ideológicas".
Crise no PS

Vai haver três duelos Costa-Seguro

Regulamento das primárias prevê três frente a frente nas televisões. Regras impedem os militantes expulsos do PS de votar nas eleições de 28 de setembro, bem como militantes de outros partidos.
Dívida Pública

Apoiantes de Costa em apresentação de Louçã

João Galamba achou "complexo" o plano para a reestruturação da dívida mas considera "inteligentes" algumas das propostas presentes no relatório.
Crise no PS

Costa: "Finalmente, uma boa decisão"

O secretário-geral do PS propôs os nomes do ex-juiz do Tribunal Constitucional Armindo Ribeiro Mendes e da ex-deputada socialista Maria Carrilho para integrarem a comissão eleitoral das primárias.
Crise no PS

Dívida "não é conversa de café" 

Renegociação da dívida entrou na campanha do PS. Apoiante de Seguro acusa costista de querer penalizar pequenos aforradores. Pedro Nuno Santos responde a Eurico Dias: "Isto não é conversa de café".
Crise no PS

Maioria de ex-líderes da JS apoiam António Costa

Para a maioria dos antigos líderes da Juventude Socialista, é "indispensável" que "António Costa seja o candidato do partido a primeiro-ministro de Portugal".
Crise no PS

Seguro tenta roubar bastião costista

António Galamba vai candidatar-se à liderança da maior federação do PS dominada por apoiantes de António Costa: Lisboa.
Crise no PS

Socialistas fazem-se à estrada

Os antónios do PS fazem-se à estrada para disputar as primárias. O líder António José Seguro está tranquilo, António Costa é mais frenético e quer chegar a todo o lado. Veja o roteiro.
Crise no PS

Costa e Seguro on the road, o dinheiro logo se vê

Ainda faltam mais de dois meses para as eleições primárias do PS, mas os dois candidatos anunciados já estão na estrada. O Observador foi ver o roteiro percorrido pelos dois Antónios.
Crise no PS

Alfredo Barroso vai em bicos de pés, com estrondo

190
Alfredo Barroso quer discutir as alianças do PS com os partidos à sua esquerda e, por isso, retirou a António Costa o apoio que lhe tinha dado há apenas uma semana.
Crise no PS

"É preciso acabar com a ideia de um país dividido"

Na Madeira, Costa defendeu que, em qualquer lugar "onde esteve um português, está Portugal" e apelou a todos os portugueses do continente, ilhas e mundo para que dêem as mãos para "vencer esta crise".
Crise no PS

Jorge Coelho manda retirar cartazes de Seguro

177
A direção do partido espalhou vários cartazes de apelo ao voto nas eleições primárias. Costistas queixaram-se e Jorge Coelho mandou retirar os cartazes. A guerra no PS foi relançada por novo episódio.
Crise no PS

Costa critica política do "pisca-pisca"

Candidato às primárias rejeita que o partido seja envolvido numa discussão sobre eventuais coligações governamentais, pois “não pisca nem à direita, nem à esquerda”.
Crise no PS

Costa: emigração ajuda países "mais ricos"

António Costa criticou a emigração de jovens portugueses qualificados rumo ao norte da Europa, argumentando que Portugal está a ajudar a "enriquecer" os países que "já são mais ricos".
PS

Prioridade de Seguro: repor cortes a pensionistas

Líder do PS defendeu hoje que a prioridade é o fim da CES e que a recuperação dos rendimentos dos trabalhadores far-se-á de acordo com o desempenho da economia.
António Costa

Câmara + PS? Circunstâncias "são diferentes"

António Costa disse hoje que "as circunstâncias são diferentes", referindo-se à sua mudança de posição sobre a possibilidade de assumir a liderança do PS e manter-se à frente da autarquia.
Crise no PS

Seguro quer Conselho de Estado útil

O secretário-geral do PS disse esperar que a reunião do Conselho de Estado seja "útil" na criação de um "consenso nacional em torno da necessidade da renegociação das condições de pagamento da dívida"
Crise no PS

Costa: no PS não há "vencedores nem perdedores"

Candidato às eleições primárias diz que o PS é "uma grande instituição" e que os adversários do partido "estão lá fora".
Crise no PS

Costa diz que vai lutar por uma maioria absoluta

O dirigente socialista António Costa disse em Castelo Branco que vai lutar por uma maioria absoluta, sublinhando que um PS forte "tem que ter essa capacidade de agregar uma maioria".
Crise no PS

Seguro vê apoio crescente e vitória nas primárias

O secretário-geral do PS disse no sábado à noite, em Celorico da Beira, que o apoio à sua candidatura vem "crescendo" e espera que assim continue para obter uma "grande vitória" nas primárias.
Crise no PS

Costa defende Governo forte para fazer "diferença"

O dirigente socialista defendeu que Portugal necessita de uma "mudança" e que esse caminho passa por um Governo do PS que se apresente "forte" e que faça a "diferença" junto dos portugueses.
Crise no PS

Costa encorajado com apoio de 25 fundadores

António Costa considerou hoje "muito encorajador" e " muito estimulante" a manifestação de apoio tornada pública por vinte e cinco fundadores do PS à sua candidatura à liderança do partido.
PS

Portugueses olham para PS e “não sentem confiança”

Porta-voz do PSD diz que portugueses "olham para o maior partido de oposição e não sentem que resida lá o sentido de estabilidade e confiança no futuro".
Crise no PS

Fundadores apoiam Costa: "Alternativa clara"

Com Mário Soares à cabeça, 25 dos fundadores do PS ainda vivos assinaram um manifesto que afirma que António Costa é o melhor candidato para primeiro-ministro em 2015.
Crise no PS

Costa fica na Câmara se ganhar primárias

190
Em 2011, António Costa excluiu-se da corrida à liderança com o argumento de não querer acumular os cargos. Este sábado, ao Expresso, admite que o fará se vencer as primárias.
Crise no PS

PGR abre inquérito a incidentes de Ermesinde

A Procuradoria-Geral da República decidiu abrir um inquérito aos incidentes após a Comissão Nacional do PS, no domingo, em Ermesinde.
Crise no PS

Jorge Coelho com consenso para organizar primárias

Foi praticamente a única coisa em que Costa e Seguro concordaram: Jorge Coelho preside à comissão organizadora das primárias. A comissão de fiscalização que o autarca de Lisboa queria não avançou.
Crise no PS

"Não sei do que Costa tem medo", diz Seguro

A comissão política do PS não foi pacífica. À saída, Seguro desafiou Costa para debates. "Durante três anos, ouvi muito e calei-me", disse. Assis pediu um debate mais centrado em ideias.
Crise no PS

Costa votou contra regras das primárias 

105
Seguro recusou as propostas de Costa para blindar as primárias e viu-o votar contra. Numa reunião tensa, autarca ironiza: "o clima está excelente, apesar de não vermos o sol porque agora é de noite".
Crise no PS

Maria de Belém manda incidentes para a PGR

Maria de Belém, presidente do PS, admitiu que pediu a intervenção do Ministério Público para investigar os protestos ocorridos à saída da reunião da Comissão Nacional, no passado domingo.
Crise no PS

Seguro contra "a tralha socrática"

186
Apoiantes de Seguro fazem campanha junto de não-militantes para "que a tralha socrática não volte". Regulamento das primárias é aprovado hoje e apoiantes de Costa criticam "deturpação" das regras.
Crise no PS

Assis quer PS disponível para acordos à direita

Francisco Assis não rejeita a possibilidade de um futuro Governo de 'bloco central'. E sobre a guerra no PS, diz que Portugal tem de saber o que Costa e Seguro pensam.
Revisão Constitucional

Seguro diz que PSD quer extinguir a Constituição

Líder socialista toma proposta do PSD Madeira para acabar com o TC como uma estratégia de Passos. Que acusa de querer "transformar uma maioria absoluta num poder absoluto".
Crise no PS

O caldo está a entornar-se?

O problema é que as brigas fazem parte da natureza dos partidos, pelo menos dos nossos, e os protagonistas, por mais que queiram, não conseguem fugir delas.
Crise no PS

Costa propõe regras mais "transparentes"

132
Os apoiantes de António Costa já entregaram alterações ao regulamento para as eleições primárias. Querem "reforçar a transparência" do documento apresentado por Seguro.
Crise no PS

Quem se mete com os Antónios, leva!

272
Já houve confrontos físicos e insultos. A disputa pela liderança no PS faz-se nas ruas e nas reuniões do partido - mas também nas redes sociais. Relato de um mês em tom agudo.
Crise no PS

Manifesto por Seguro, contra o PS do "descalabro"

791
Manifesto assinado por um grupo de ex-dirigentes socialistas atira contra Sampaio, Alegre e Almeida Santos. Defendem Seguro e querem impedir o regresso do PS de Sócrates - o do "desastre".
Crise no PS

O pecado original de Seguro, segundo Costa

Seguro errou logo em 2012, quando "obrigou" a bancada do PS a abster-se no primeiro Orçamento de Passos - e recusar ir logo para o TC. Para Sócrates, as primeiras críticas.
Crise no PS

Seguro: "Não trago nenhum passado de volta"

O líder do PS, em entrevista à Renascença, admite que o memorando de entendimento negociado por José Sócrates foi mal negociado. Seguro continua sem falar do ex-líder do partido.
Crise no PS

Maria de Belém quer apoiantes contidos

A presidente do partido emitiu um comunicado a pedir "tolerância" e "respeito" pelas diferentes visões e repudia os insultos a Costa no domingo. Mas não abriu inquérito pedido por Alegre.
Crise no PS

Seguro quer publicitar dados de simpatizantes

Na proposta de regulamento para as primárias, a direção do PS propõe que os candidatos tenham acesso aos dados de contacto dos simpatizantes que vão poder votar. Mas não pagam para votar.
Crise no PS

Alberto Costa considera "grave" silêncio de Seguro

O deputado socialista considerou "grave" que a presidente e o secretário-geral do PS ainda não tenham condenado publicamente os incidentes ocorridos com António Costa em Ermesinde.
Crise no PS

Alegre pede ação contra insultos a Costa

Histórico do PS pede que insultos a António Costa por parte de militantes socialistas sejam averiguados pois este tipo de incidentes "não podem voltar a repetir-se".
Crise no PS

O fim da Constituição não-escrita

150
A Constituição não-escrita indica-nos que, independentemente do quadro institucional vigente, quem manda é o PS – governem ou não, são os socialistas quem detém a legitimidade e avalia a legalidade
Crise no PS

Costa diz que "vitórias pequeninas" não chegam

O dirigente socialista António Costa disse hoje no Porto que não se conforma com "vitórias pequeninas", numa alusão às eleições europeias, argumentando que quem se conforma não quer fazer diferente no Governo.
Crise no PS

Seguro e Costa apelam à serenidade

Os dois candidatos às eleições primárias apelam à serenidade do debate. Costa diz que faz debates quando acabarem "os ataques pessoais" e Seguro pediu que se acabassem com as jogadas estatutárias.
Crise no PS

O Partido dos Bourbons

177
Tal como os Bourbons, os candidatos à liderança do PS nada esqueceram, nada aprenderam e, pelo que ouvimos, preparam-se para fazer tudo igual, se os portugueses lhes derem essa oportunidade.
Crise no PS

Costa quer dupla fiscalização a primárias

O autarca de Lisboa entregou uma proposta de regulamento para eleições primárias. Quer duas comissões a fiscalizarem o ato eleitoral e todos os nomes, de militantes e simpatizantes sejam públicos.
Crise no PS

Maria de Belém trava Costa. Diretas sem discussão

Maria de Belém recusou a proposta de Costa para discutir a realização de eleições diretas e a discussão do congresso extraordinário. Costa quer Jorge Coelho e Vitorino a fiscalizar primárias.
Crise no PS

Costa pede a Seguro: "Esteja à altura do debate"

O autarca de Lisboa, António Costa, pediu hoje a António José Seguro que deixe os socialistas decidirem "democraticamente" liderança. Seguro espera que "acabem as manobras estatutárias".
Crise no PS

Seguro vs Costa: nova batalha hoje

A Comissão Nacional do PS reúne-se hoje para analisar a proposta de António Costa para realização de um congresso extraordinário e a realização de eleições nas federações distritais.
Crise no PS

PS: Agressões em Braga vão ser alvo de processo

O PS informou que, após "notícias veiculadas" sobre "alegadas agressões físicas" na Comissão Política Distrital de Braga, na noite de quinta-feira, será aberto um processo de averiguações interno.
António José Seguro

Passos desafia Seguro e Costa

O primeiro-ministro instigou ontem os dois candidatos às primárias do PS a dizerem se estão ou não disponíveis para consensos. A maioria - e agora também Passos Coelho - têm usado a guerra no PS.
Crise no PS

O que é que Seguro não tem?

151
A prudência aconselharia mais dúvidas ainda sobre a narrativa prevalecente que faz de António Costa um novo D. Sebastião, pronto a resgatar o país das trevas
Crise no PS

O governo de esquerda e o eterno Fantasma da Ópera

248
Conservar à esquerda para formar um governo não é tabu, é impossibilidade. Porque o que separa as esquerdas é mais do que aquilo que separa, mesmo em tempos conturbados, António Costa de Passos Coelho
Crise no PS

E mais um são sete: Braga também quer congresso 

Reunião caótica na federação do PS de Braga: pedido congresso e eleições diretas, com 44 votos a favor e dois contra, depois de elementos afetos a Seguro terem abandonado os trabalhos.
Crise no PS

Seguro contra Costa: "Separar política e negócios"

411
António José Seguro já recolhe assinaturas para as primárias, com um lema: "separar a política dos negócios". A guerra contra Costa só está a começar.
Crise no PS

Históricos socialistas pressionam Seguro

Jorge Sampaio, Almeida Santos, Manuel Alegre e Vera Jardim apelaram ao diálogo entre os apoiantes de António José Seguro e António Costa. Leia aqui a declaração na íntegra.
Crise no PS

Tensão sobe de tom por causa dos estatutos

Os apoiantes de Costa dizem que congresso é ainda mais "urgente" para mudar estatutos enquanto os seguristas criticam o "frenesim" e a "agitação" dos oponentes.
Crise no PS

Congresso extraordinário "ofende" democracia

Parecer do conselho de jurisdição, que negou pretensão de Costa, diz que diretas e congresso "ofende" as regras da democracia dos partidos.
Crise no PS

Soares: "Só vi gente no PS a tratar de si própria"

2167
Mário Soares esteve esta quarta-feira à noite na apresentação da candidatura de António Costa em Lisboa e não poupou nas críticas a Seguro. Em Costa vê a esperança para um "PS forte e de esquerda".
Crise no PS

Costa promete Governo à esquerda

António Costa acenou com a experiência de coligação à esquerda na Câmara de Lisboa para prometer "diálogo à esquerda". E por isso é contra a intenção de Seguro de mexer na lei eleitoral.
Crise no PS

O que separa Costa de Seguro?

Afinal, parece haver diferenças ideológicas entre Costa e Seguro. Ascenso Simões, ex-secretário de Estado de Sócrates e apoiante de Costa, responde aos seguristas e esforça-se por enumerá-las.
Eleições Europeias

"Só haverá consenso depois da rutura"

117
Para António Costa, "os portugueses disseram o que não querem" nestas europeias, mas ainda falta consumar a "rutura" nas próximas legislativas.
Crise no PS

O estado das coisas

358
Para o PS o passado nunca existiu, a bancarrota também não, nunca pediram ajuda, não assinaram memorando nenhum, não houve culpa nem pecado.
Crise no PS

Impugnação das primárias pedida na sexta-feira

Irregularidades estatutárias estão na base do pedido de impugnação do ato eleitoral pedido por um militante de Lisboa. Em caso de recusa, a matéria poderá chegar ao Tribunal Constitucional.
Crise no PS

Federação de Lisboa apoia Costa. E vão seis

Costa precisa de pelo menos mais cinco para obrigar Seguro a discutir a liderança do partido. Entretanto, um militante de Lisboa vai tentar impugnar a realização de eleições primárias.
Crise no PS

"Quatro meses em lume aceso faz mal ao PS"

Para António Vitorino, os quatro meses que faltam até à realização das eleições primárias são um período demasiado longo, que não vai fazer bem ao Partido Socialista.
Pós-troika

Pepe, o PS, o árbitro e a nossa responsabilidade

1480
Fernando Medina deu uma entrevista importante. Inteligente. Mas também reveladora: os caminhos de um futuro governo de Costa podem ser os da repetição de todos os erros. E da culpa sempre alheia.
Crise no PS

Ferro Rodrigues apoia António Costa

O antigo secretário-geral do PS considera que a atual crise de liderança socialista tem que ser resolvida o mais depressa possível.
Pós-troika

Fernando Medina: "Não podíamos evitar esta crise"

344
O provável sucessor de António Costa na Câmara de Lisboa defende que Portugal não podia ter evitado a crise. Mas acha que o PS já devia ter discutido o tema. Agora, teme as feridas que se abram.
Crise no PS

Costa e as duas lições por aprender

339
Seguro passou três anos a tentar livrar-se da claque socrática que herdou, Costa depende dela para atingir a liderança. Não é mania da perseguição, é um facto.
Crise no PS

Costa recusa perder tempo com ataques pessoais

Presidente da Câmara de Lisboa e candidato à liderança do PS disse que não vai "perder tempo" com questões estatutárias", nem a "responder a ataques pessoais".
Crise no PS

Seguro critica Costa por oportunismo

Secretário-geral do PS disse que Portugal "não precisa de um primeiro-ministro de ocasião". Candidato à liderança afirmou que o partido tem de ser capaz de fazer uma "maioria de Governo".
Crise no PS

António Costa quer "maioria de Governo"

Presidente da Câmara de Lisboa e candidato à liderança do PS afirmou neste sábado que o PS tem de se ser capaz de fazer uma "maioria de Governo".
Crise no PS

O síndroma burocrático

A paralisia burocrática dos escassos milhares de membros do PS não poderá deixar de prejudicar o partido e a própria imagem, como se costuma dizer, dos seus dirigentes, incluindo o próprio Costa.
Crise no PS

PCP e Bloco têm "atitude demissionista", diz Costa

António Costa, candidato à liderança dos socialistas, defendeu que o partido tem de responder à pressa que os portugueses lhe pedem.
Crise no PS

PS deve recusar bloco central, diz Alberto Martins

Numa entrevista ao jornal i, o líder do grupo parlamentar do partido valorizou a vitória nas europeias e deixou fortes críticas a uma Europa "conduzida por uma burocracia executiva".
Crise no PS

Costa perde primeira batalha no PS

1913
Conselho de jurisdição socialista dá razão a Seguro por larga maioria: pedido de Costa para um congresso eletivo não faz sentido. Líder diz ter três vezes apoios de Costa.
Parlamento

"Há um PS de manhã e outro à tarde"

Durante o debate desta quinta-feira no Parlamento, a maioria questionou várias vezes a orientação do PS devido à disputa pela liderança interna. CDS diz que há um PS de manhã e outro à tarde.
Crise no PS

Maioria dos deputados socialistas pede diretas

45 deputados da bancada socialista enviaram um apelo à presidente do partido, Maria de Belém, para em vez de primárias, marcar congresso extraordinário.
Crise no PS

Comissário socialista? Seguro contra-ataca

165
António Costa defendeu que o comissário europeu a indicar por Portugal seja do PS, mas a direção de Seguro diz que vem tarde. A discussão também contagia a Europa. Na Bulgária é igual.
Crise no PS

PS defende a renegociação da dívida

Na declaração de voto para explicar o 'sim' à moção de censura do PCP no fim de maio, o PS defende a "renegociação da dívida aos credores oficiais" e renegociação das metas orçamentais.
Crise no PS

Costa não consegue forçar congresso, para já

182
O braço de ferro no PS está preso pelas federações distritais. Mas até sábado 21, dia da reunião da comissão nacional que discutirá o congresso, Costa dificilmente conseguirá a maioria necessária.
Crise no PS

O PS tem um problema, mas não é Seguro

897
Dir-me-ão: mas o socratismo tem assim tanta importância? Aparentemente, tem a importância suficiente para Seguro se ter “anulado” durante três anos e Costa estar a anular-se agora.
José Sócrates

"PS precisa manter a cabeça fria"

O ex-primeiro ministro diz que se as críticas ao Tribunal Constitucional servirem para criar uma crise política no Governo seria como "dar um tiro na cabeça". Recomenda ao PS um debate com dignidade.
Crise no PS

O dilema

153
Achar que o problema dos partidos socialistas é apenas um assunto dos socialistas é além de uma tolice uma perigosa ilusão: é o centro que está em causa.
Crise no PS

Seguro "indignado" faz nova acusação a Costa

Seguro diz que ambição de Costa está a prejudicar o PS nas sondagens. O post de Seguro no Facebook desencadeou uma discussão interminável e acesa entre seguristas e costistas nas redes sociais.
Crise no PS

João Proença: "Foi um discurso frustrante"

Antigo secretário-geral da UGT considera que o discurso de António Costa não apresentou uma justificação para a sua candidatura à liderança do Partido Socialista.
Crise no PS

Costa elogia Sócrates e pede "maioria sólida"

235
O presidente da Câmara de Lisboa diz que não vai entrar em "querelas estatutárias" e elogia o "impulso reformador de José Sócrates" nos anos em que governou o país.
Crise no PS

Primárias em Setembro, com ou sem legislativas

António José Seguro e António Costa só irão defrontar-se no final de Setembro, haja ou não legislativas antecipadas. Se o Governo cair e o Presidente marcar antes, Seguro será o candidato.
A página está a demorar muito tempo.