A Telecom Italia está a ponderar avançar com uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a operadora brasileira Oi, noticia a Bloomberg, que falou com três fontes próximas da empresa. As ações da Oi já subiam cerca de 12% desde que a notícia foi conhecida, segundo o Jornal de Negócios, e as da Portugal Telecom, que está em processo de fusão com a empresa brasileira, disparam 9%.

O objetivo da OPA é o de desafiar o poder que a concorrente espanhola Telefónica detém no mercado de telecomunicações da América Latina, diz a Bloomberg, e poderá ser efetuada através da brasileira Tim Participações, detida em 67% pela Telecom Italia.

As fontes contactadas pela Bloomberg, e que pediram para não serem identificadas, disseram que ainda não foram feitas quaisquer “aproximações” para concretizar o negócio. Qualquer transação terá de ser aprovada pelo regulador de mercados brasileiro.

De acordo com o Negócios, já tinha sido noticiado que a Oi poderia estar a preparar uma oferta de compra sobre a Tim, mas que a Telecom Italia tinha exigido, no mínimo, 13 mil milhões de euros pela sua participação na empresa brasileira. Mais: a maior empresa de telecomunicações italiana perdeu o controlo da brasileira GVT para a Telefónica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR