O Fiware accelerator, um programa de aceleração de startups que atuem na área tecnológica, arrancou nesta quarta-feira. A iniciativa é da Comissão Europeia, que quer investir 80 milhões de euros em startups e pequenas e médias empresas (PME), que utilizem a tecnologia Fi-ware, plataforma aberta na internet para criar aplicações inovadoras.

O primeiro convite para a apresentação de propostas ocorreu em junho, mas ainda é possível concorrer aos 80 milhões de euros esta quarta e quinta-feira, na Conferência Europeia sobre a Internet do Futuro, em Munique, na Alemanha. Os empreendedores devem apresentar um projeto de internet inovador, escolher um dos 16 aceleradores que compõe o universo Fi-ware e submeter a candidatura online.

“Muitos apps já foram criadas a partir do programa Fi-ware – desde aplicações que avisam sobre terramotos a apps que previnem o desperdício de comida. Estou contente por colocar à vossa disposição, hoje, uma nova ferramenta para PME e empreendedores. Utilizem esta tecnologia inovadora para desenvolver serviços de internet mais rápidos e melhores”, disse NeelieKroesEU, vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela agenda digital.

O Fiware accelerator faz parte da iniciativa “Parceria Público-Privada sobre o Futuro da Internet”, da União Europeia, e do compromisso europeu de ajudar empreendedores a prosperar na Europa, através da iniciativa Startup Europe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR